<
>

Borussia Dortmund gastou R$ 340 milhões em Hazard, Brandt e Schulz em 29 horas; veja como fica o time

Depois de ter ficado perto de quebrar a hegemonia do Bayern de Munique na Bundesliga, o Borussia Dortmund viu o rival ficar com a taça na última rodada - realizada no sábado - e confirmar o heptacampeonato. O quase título parece ter mexido com os aurinegros, que já se movimentam intensamente no mercado da bola.

Em um intervalo de menos de 30 horas entre terça e quarta-feira, o clube anunciou três contratações de impacto em sua conta no Twitter. O primeiro foi o lateral esquerdo Nico Schulz, que custou 25 milhões de euros; depois, Thorgan Hazard foi oficializado por 25,5 milhões de euros, além de possíveis bônus; por fim, chegou Julian Brandt por 25 milhões de euros.

Os valores, que totalizam 75,5 milhões de euros (R$ 340,2 milhões na cotação atual), são da revista Kicker.

A quantia está longe de representar um impacto gigante no futebol atual, mas significam bastante considerando o histórico do Dortmund, um clube cujo investimento recorde é o feito por André Schürrle, por quem pagou 30 milhões de euros em 2016.

Segundo o site Transfermarkt, Schulz, Hazard e Brandt já figuram entre as sete contratações mais caras da história do BVB.

Além disso, o jornal Bild e a revista Kicker deram como certa, na segunda-feira, a contratação do lateral direito Matheu Morey, do Barcelona. Como o contrato do atleta de 19 anos está por encerrar, a transferência não terá custos aos alemães.

O jovem ganhou a Uefa Youth League 2017-18 com o Barça e faz parte da seleção espanhola sub-18. Porém, não entra em campo há mais de um ano por conta de lesões.

Confira como deve ficar o elenco do Borussia Dortmund:

Goleiro: Roman Bürki tem sido cada vez menos instável e deve seguir como titular, tendo Marwin Hitz e Eric Oelschlägel como reservas.

Zaga: Manuel Akanji e Abdou Diallo devem continuar como titulares, caso nenhum nome chegue para o setor. A expectativa dos torcedores é que as lesões no setor defensivo cessem e não façam com que ambos os zagueiros fossem improvisados na lateral, o que ocorreu ao longo da última campanha. Dan-Axel Zagadou ainda mostra irregularidade, mas, ao mesmo tempo, só tem 19 anos e vem apresentando melhoras desde o seu começo. Ömer Toprak deve ser a segunda opção no banco, a menos que saia. Leonardo Balerdi, de 20 anos, chegou em janeiro, custou 15,5 milhões de euros e ainda não defendeu o time principal.

A zaga é instável, porém, com potencial. Diallo irá para sua segunda temporada, assim como Akanji, que chegou no começo de 2018. Um maior entrosamento é uma das esperanças para a melhora do desempenho defensivo, algo que foi um problema na segunda metade da última temporada.

Laterais: No lado esquerdo, Nico Schulz chega para a posição mais carente do time titular. Marcel Schmelzer perdeu muito espaço ao longo da temporada; Diallo não foi mal, mas tratou-se de uma solução temporária; Hakimi foi improvisado algumas vezes, mas deve seguir pelo lado direito. Aliás, por falar no lado direito, Piszczek continua sendo a opção mais segura, mas o jogador, que está prestes a completar 34 anos, tem convivido com lesões. Assim, ele pode alternar-se com Hakimi, que está emprestado pelo Real Madrid ao Dortmund até o meio de 2020. Porém, será que ele segue até o fim do vínculo?

"Seria um sonho voltar ao Real Madrid o mais cedo possível. Mentiria se te dissesse que não. Vamos ver o que acontece", disse o marroquino à emissora Movistar há três semanas.

No elenco, Morey e Wolf (improvisado) são outras opções para a direita, enquanto que Guerreiro ainda pode ser uma alternativa na esquerda, assim como Schmelzer, desde que o lateral permaneça no elenco.

Volantes: Axel Witsel e Thomas Delaney foram contratados no meio de 2018 e fizeram uma boa temporada, principalmente o belga. Julian Weigl, que atuou com maior frequência como zagueiro em 2018-19, é uma boa sombra. Mahmoud Dahoud ainda não engrenou sob o comando de Favre, seu antigo treinador no Borussia Mönchengladbach e é outra opção. Se o time mantiver a escalação com dois volantes, talvez a posição precise de mais um nome no elenco.

Meias: Não faltam alternativas. Jogando centralizado, Marco Reus talvez tenha feito em 2018-19 sua melhor temporada na carreira. Jadon Sancho já é um dos maiores nomes da Bundesliga e, se não for vendido (o que tem chances razoáveis de acontecer), será titular, jogando pela direita ou esquerda. Brandt e Hazard são os principais candidatos a outra vaga, em caso de permanência de Sancho. Guerreiro também fez uma ótima temporada como meia. Provavelmente, será um setor com alternância de nomes de um jogo para outro.

Marius Wolf e Jacob Bruun Larsen começaram bem em 2018-19, mas sofreram uma queda. De qualquer forma, são ótimas opções no elenco, até pela versatilidade – podem atuar como lateral.

Atacante: Mario Götze e Paco Alcácer devem continuar a se alternar no comando de ataque. Maximilian Philipp, que foi bem em 2017-18 e que começou a temporada como titular, acabou perdendo espaço com Favre, até mesmo considerando que ele pode jogar na linha de meias. Além disso, o elenco pode ganhar um nome de peso como centroavante, uma vez que Alexander Isak, na teoria, retorna de empréstimo, após ter brilhado no Willem II – em um semestre, fez 13 gols em 16 rodadas no Holandês.