<
>

Nova regra da Libertadores sem time de 2ª divisão tem primeira vítima: o Tigre, time de Montillo na Argentina

play
Mudanças na Copa Libertadores têm relação com o futebol argentino; Bertozzi explica (2:46)

Chance do River Plate ter que disputar fase preliminar pode ter provocado alteração no regulamento (2:46)

Nesta terça-feira, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou as novas Condições de Elegibilidade de Clubes para disputa da Libertadores 2020 e Copa Sul-Americana 2020.

A principal mudança é que times que não estiverem na elite em seus campeonatos nacionais serão vetados nos torneios sul-americanos. E a possível primeira vítima dessa alteração é o Tigre, da Argentina.

A equipe da Grande Buenos Aires, que recentemente se notabilizou por resgatar a carreira do meia Montillo, ex-Cruzeiro e que chegou a anunciar sua aposentadoria quando jogou pelo Botafogo, em 2017, vive uma situação bizarra.

Na Copa da Superliga, competição que foi criada em 2019 para prolongar a atividade dos clubes argentinos e que dá vaga na Libertadores ao campeão, o Tigre está com um pé e meio na final, já que bateu o Atlético Tucumán por 5 a 0 no duelo de ida.

Com isso, o clube de Montillo tem tudo para pegar Boca Juniors ou Argentinos Juniors na grande decisão, com o grande sonho de classificar-se para o maior torneio continental da América do Sul em 2020.

No entanto, a esperança do time caiu por terra com as alterações de regras desta terça.

Isto porque o Tigre caiu no último Campeonato Argentino, já que terminou em 23º lugar na tabela de promedio, sendo rebaixado ao lado de San Martín de San Juan, San Martín de Tucumán e Belgrano.

Com isso, mesmo que ganhe a Copa da Superliga e fature a vaga na Libertadores, a equipe de Grande Buenos Aires será impedida de disputar o certame da Conmebol por estar na Série B nacional em 2020.

E essa não foi a única notícia ruim que o Tigre recebeu recentemente.

No Argentino, o clube terminou em 9º lugar, o que, na teoria, lhe daria vaga na Copa Sul-Americano. Contudo, como foi rebaixado pelo promedio, também foi impedido de disputar o outro torneio continental da Conmebol.