Autor de um golaço na vitória por 1 a 0 sobre o Leicester, que colocou o Manchester City muito perto do bicampeonato da Premier League, Vincent Kompany é um dos jogadores mais respeitados do mundo.
Hoje uma liderança inquestionável da equipe comandada por Pep Guardiola, mesmo não atuando em todas as partidas, o zagueiro nem sempre teve esse status na Inglaterra.
Quando chegou aos Citizens, em 2008, ele precisou tomar um verdadeiro ‘enquadro’ do elenco para se adequar aos padrões de comportamento.
“Ele queria cobrar um pouquinho a mais. Até exagerava e o pessoal chamou atenção dele: ‘Calma, Kompany’. Colocaram ele no lugar dele, até porque era um pouco jovem. Ele passou a ser mais adequado nessas cobranças, procurou pedir desculpas para todos”, conta o zagueiro Gláuber, com passagens pelo Palmeiras e ex-companheiro de Kompany no City.
Mas uma coisa ele não mudou muito: o treino sempre sério, mesmo que nas rodas de bobinho. “É um exemplo de profissional. Era terrível treinar com ele porque dava carrinho, você via as travas de alumínio da chuteira dele brilhando o tempo todo”, recorda Gláuber, rindo.
"A gente tinha um bom relacionamento por termos jogado na Alemanha e chegado juntos ao City. Ele tem muita força física e encaixou perfeitamente na Inglaterra. Nunca vi um cara tão forte como ele. Naquela época ele era muito rápido", recordou.
Seu pai era um refugiado político do então Zaire e depois acabou virando diplomata. Dele, o zagueiro herdou o interesse político e a habilidade de falar em público. Para os mais íntimos, virou Obama, em referência ao ex-presidente dos Estados Unidos.
“Ele criou uma história muito grande dentro do City. Se tornou capitão, venceu títulos, coisa que fazia muito tempo que não acontecia. Ele se identificou com a camisa e mostrou realmente porque foi ao clube. Eles encaixou bem demais na mentalidade do clube e todo mundo que chegava depois dele ele acabava orientando de como conhecer dentro do clube”, diz Gláuber.
Hoje o zagueiro é um verdadeiro ídolo das torcida do City. E costuma ser peça chave das duas equipes, mesmo com tantas lesões que sofreu nos últimos tempos.
