A semifinal da Champions League desta terça-feira coloca frente a frente duas equipes que não estão acostumadas a decidir torneios europeus nos últimos anos. As surpresas Ajax e Tottenham farão um confronto de estilos não só dentro do campo, mas também de modelos opostos fora dele.
Nenhum dos dois clubes é conhecido por contratações que abalam o mercado. Os londrinos, inclusive, não gastaram um centavo na última janela de transferências. Apesar disso, a presença dos Spurs numa liga mais rica os coloca num nível diferente da “cadeia alimentar” do futebol.
Com investimento menor e sediado num país de aproximadamente 17 milhões de pessoas, o Ajax precisa se virar para competir na Europa. Por necessidade, mas também por filosofia, o clube de Johan Cruyff aposta sempre em jovens promessas que cuidem bem da bola para depois vendê-las aos mercados maiores.
Já a equipe comandada hoje por Maurício Pochettino está num nível acima, jogando numa região metropolitana que por si só acumula mais de 14 milhões de pessoas. Isso sem contar que a Premier League, liga mais rica do mundo, conquista torcedores por todo o planeta.
Se o Tottenham não está entre os maiores orçamentos da competição e constantemente tem seus atletas assediados por “tubarões” como o Real Madrid – que já levou Luka Modric e sempre se interessa por Kane –, certamente ocupa a posição de pescar reforços nas ligas de segundo nível do continente. É o que mostra a história.
Só nesta semifinal, são quatro atletas do Tottenham que apareceram para o planeta do futebol no próprio Ajax: Eriksen, Vertonghen, Alderweireld e Davinson Sánchez.
Familiar faces @SpursOfficial... 👀
— AFC Ajax (@AFCAjax) 29 de abril de 2019
Now ♥️
Tomorrow ⚔️#UCL #totaja pic.twitter.com/HZasb3Zr5x
Pilar da defesa londrina, Vertonghen chegou no Ajax aos 16 anos. O zagueiro belga se profissionalizou por lá e vestiu a camisa dos holandeses por nove temporadas. Com 25, foi vendido para o Tottenham por 12,5 milhões de euros.
Companheiro de zaga, seu compatriota Alderweireld tem trajetória parecida. Desembarcou em Amsterdã com 15 anos e nove temporadas depois foi vendido para o Atlético de Madrid. Ainda passou por empréstimo no Southampton antes de ser comprado pelos Spurs.
Eriksen deixou a Dinamarca com 17 anos para defender a base do Ajax. Quatro anos depois, saiu por 13,5 milhões de euros para o White Hart Lane.
O último deles foi o colombiano Davinson Sánchez, único revelado fora do clube holandês. Nesse caso, foi comprado junto ao Atlético Nacional por 5 milhões de euros quando tinha 20 anos. Uma temporada depois, revendido ao Tottenham por 40 milhões de euros.
A "nova fornada" dos neerlandeses já está pronta, com nomes como Frenkie De Jong - já vendido ao Barcelona-, Matthijs De Ligt, Donny Van de Beek e o brasileiro David Neres.
Cada um em seu modelo, Ajax e Tottenham se provaram como organizações de sucesso nesta temporada, além de bons parceiros de negócio. Mas as relações amistosas certamente ficarão fora de campo nesta terça, quando o novíssimo estádio londrino recebe a primeira partida da semifinal.
