Acabou o amor à camisa no futebol. Quem nunca ouviu esta frase?
Bem, para Jakub Blaszczykowski ela não faz muito sentido. O meio-campista, que ficou famoso por sua passagem de sucesso pelo Borussia Dortmund entre 2007 e 2015, demonstrou um enorme carinho às suas origens futebolísticas ao praticar um gesto raríssimo no esporte mais famoso do mundo.
Depois de ter chegado a um acordo com o Wolfsburg e rescindir o seu contrato no começo de 2019, o jogador de 33 anos irá defender o Wisla Cracóvia, que o fez ganhar projeção no futebol profissional, e não irá receber um centavo sequer.
Isso porque o clube passa por dificuldades financeiras. Aliás, Kuba, como é conhecido, e dois investidores fizeram uma doação de quase um milhão de euros ao Wisla.
A atitude não passou despercebida pelo Dortmund, que postou uma mensagem no Twitter destacando o gesto do meio-campista, junto à palavra “lealdade”.
All respect to our Kuba, who is on the verge of joining his boyhood club Wisla Krakow without pay and has assisted them financially to help revive the Polish side 💛👏🏼 pic.twitter.com/IkRdWobzFy
— Borussia Dortmund (@BlackYellow) 12 de janeiro de 2019
De acordo com o jornal alemão Bild, esta é a segunda vez que o atleta toma tal decisão, tendo ajudado o Wisla em 2018.
Revelado pelo KS Czestochowa, Blaszczykowski foi contratado pelo Wisla no começo de 2005, quando tinha apenas 19 anos. Logo no primeiro semestre, ganhou espaço entre os titulares e foi campeão polonês.
Duas temporadas depois, ele acabou negociado com o Dortmund por 3,05 milhões de euros. Titular desde o início, o meia, que tem na sua garra uma das principais virtudes, foi peça importante nas conquistas de duas edições da Bundesliga (2011 e 2012), uma Copa da Alemanha (2012) e no vice da Uefa Champions League (2013).
Em janeiro de 2014, porém, sua carreira entraria em queda com o rompimento de um ligamento do joelho direito. Outras lesões vieram na sequência, e Kuba não conseguiu mais jogar regularmente. Foi emprestado à Fiorentina em 2015-16 e depois vendido ao Wolfsburg em 2016-17.
Nos Lobos, o polonês recuperou a titularidade, mas as lesões novamente o prejudicaram em 2017-18, quando ele só atuou em 13 partidas. Na atual campanha, ele só havia atuado duas vezes (ambas na condição de reserva), antes de acertar com o clube a sua rescisão de contrato.
Agora, é o momento de o jogador que mais vezes defendeu a seleção polonesa (105 jogos) retornar para casa. E o começo não poderia ter deixado o torcedor do Wisla Cracóvia mais empolgado.
