<
>

Final dentro de campo, mas fora da Argentina: Conmebol deve desagradar Boca e River em reunião

Nesta terça-feira, a partir das 11h (de Brasília), a Conmebol se reunirá com representantes de Boca Juniors e River Plate para definir quando e onde será o duelo de volta da final da Libertadores.

Após toda a confusão no último fim de semana e as trocas de acusações entre clubes, confederação e governo argentino, pode-se prever um encontro tenso em Luque (Paraguai), sede da Conmebol.

A reportagem apurou que o presidente da confederação sul-americana, Alejandro Domínguez, deve tomar decisões que deixarão os dois maiores clubes do futebol argentino furiosos.

Na última segunda, a Unidade Disciplinar da Conmebol abriu processo contra o River pela confusão promovida por seus torcedores, que atacaram o ônibus do Boca, causando o adiamento da final no Monumental de Núñez.

Uma parte da diretoria do clube xeneize quer a exclusão do arquirrival da Libertadores - vingando-se assim de 2015, quando o próprio Boca foi desclassificado nas oitavas de final daquela edição pelo ataque de torcedores ao túnel do vestiário da Bombonera quando o River voltava do intervalo.

Daniel Angelici, presidente do Boca, não está muito convicto em pedir a eliminação sumária do River (tanto que pediu à Conmebol para considerar o artigo 18 do Código Disciplinar no julgamento, onde as punições variam de multa a exclusão), mas há forte pressão para que este seja o tom a ser adotado por ele na reunião desta terça.

No pacto de cavalheiros assinado informalmente por Angelici, Domínguez e Rodolfo D'Onofrio (mandatário do time millonário e responsável por evocar tal acerto), porém, ficou decidido que o campeão sairia dentro de campo, não nos tribunais.

E onde será a partida final? Provavelmente, não na casa do River.

Preocupado com os incidentes dentro e fora do Monumental de Núñez - onde estava presente, por exemplo, o presidente da Fifa, Gianni Infantino -, Alejandro Domínguez não está disposto a realizar o jogo ali, nem mesmo com portões fechados.

Cidades já manifestaram interesse em receber o duelo - de Mendoza, no interior da Argentina, a Belo Horizonte e Gênova (Itália) -, e a tendência é que o encontro River x Boca aconteça fora do país dos dois finalistas.

Assim, a Conmebol pode desagradar os arquirrivais duplamente: o Boca por não ver o River eliminado, e o River por ter de atuar fora de casa naquela que seria sua vez de receber a decisão.

Quanto à data da decisão, o mais provável é que Alejandro Dominguez escolha o dia 8 de dezembro, sábado. Isso a dez dias da estreia do campeão da Libertadores no Mundial de Clubes nos Emirados Árabes Unidos.