<
>

Messi, com certeza! As escolhas e dicas para a 13ª rodada de LaLiga no Fantasy da ESPN

play
Fantasy: monte toda semana um time de 8 jogadores com os melhores do futebol internacional (0:30)

Você pode montar seu time da Premier League, da LaLiga ou da Uefa Champions League (0:30)

O principal jogo deste final de semana de LaLiga é, de longe, Atlético de Madrid x Barcelona. O time catalão é líder do campeonato com 24 pontos, com o rival da capital apenas um ponto atrás na tabela.

É um duelo entre o melhor ataque da liga contra a melhor defesa. O Barça marcou 34 gols nesta temporada, 10 mais que o Sevilla – segundo melhor ataque. O Atlético levou apenas oito gols, um a menos que Valencia e Real Valladolid.

Normalmente eu não coloco jogadores que vão enfrentar o Atlético de Madrid no meu time de fantasy. Mas a questão é se devo abrir uma exceção para o Barcelona – mais especificamente para Lionel Messi.

A resposta é, sem dúvida alguma, sim!

Vamos começar olhando os números de Messi até aqui na temporada? Ele marcou nove gols e é artilheiro da liga ao lado de Luis Suárez. E os dois também lideram em número de finalizações, com 46 cada.

Messi também lidera a liga em assistências (cinco) e chances criadas (34).

Tudo isso apesar de Messi ter perdido dois jogos desta temporada por lesão, saído de campo na metade do primeiro tempo quando se contundiu, e entrou no segundo tempo de outra partida.

Messi tem 254.4 pontos de fantasy – mais de 40 à frente de qualquer outro jogador. E ele marcou dois gols sobre o Real Betis no último jogo do Barça.

Ele é meu atacante Nível 1 e capitão, e sugiro que seja o de vocês também.

Se você tiver alguma dúvida, vamos ver o que Messi fez contra o Atlético de Madrid na temporada passada. Em casa, o Barça venceu por 1 a 0. Messi fez o gol, chutou cinco vezes e criou cinco chances.

Ele não marcou no empate por 1 a 1 fora de casa, mas foi o líder em finalizações (seis) e criou duas chances.

Messi pode não marcar no sábado, mas é quase certeza que pontuará bem no fantasy.

Só duas vezes na temporada ele ficou abaixo de 10 pontos – e fez 9.9 em uma delas. Sua pior marca é 5.9, mas foi quando ele esteve no horrível gramado do Real Valladolid na segunda rodada.

Papo Real

As coisas parecem estar calmas no Real Madrid. São quatro vitórias desde que Solari assumiu o comando do time, e o time superou seus adversários por um placar combinado de 15 a 2.

Então as estrelas do time são boas opções de fantasy, certo?

Não é tão simples.

Antes de tudo, não vou valorizar tanto dois dos últimos jogos do Real – uma goleada sobre o Melila na Copa do Rei e outra sobre Viktoria Plzen, pela Champions League. Os outros dois jogos foram vitórias por 2 a 0 sobre o Valladolid e 4 a 2 sobre o Celta. São bons resultados com boas atuações. Mas vamos ver quem marcou os gols dos jogos.

Vinícius Jr. saiu do banco de reservas e fez contra o Real Valladolid, e Sergio Ramos marcou o outro de pênalti. Ramos também fez de pênalti contra o Celta, e outro reserva marcou naquele jogo: Dani Ceballos. O Celta ainda fez um gol contra, e Karim Benzema também deixou o dele.

Um nome que você não vê nos parágrafos acima? Gareth Bale.

Bale fez um gol e deu uma assistência contra o Viktoria Plzen, mas não participa diretamente de gols há sete jogos de LaLiga. E ele não é um jogador como Messi, que consegue pontos de outras formas.

Nos sete jogos, Bale não passou de 10 pontos nenhuma vez, e tem média de 6.5 pontos por partida.

Não confio nele, mesmo jogando em casa contra o Eibar no sábado (Sergio Ramos com certeza será meu defensor Nível 1).

Meu meia Nível 1 será Pablo Sarabia, do Sevilla, que marcou quatro gols e deu quatro assistências e tem 30 pontos a mais que Bale. E o Sevilla – que está empatado com o Atlético de Madrid, mas atrás por um gol no saldo – é favorito jogando em casa contra o Valladolid.

Outras escolhas

Borja Iglesias, do Espanyol (Atacante Nível 2): Ele marcou pelo menos um gol em quatro jogos seguidos, e cinco nos últimos seis.

Brais Mendez, Celtca (Meia Nível 2): Ele só foi titular em três dos oito primeiros jogos do Celta. Mas está bem agora, com pelo menos um gol nos últimos três jogos, além de ter dado duas assistências neste período.

Junior Firpo, Real Betis (Meia Nível 3): Ele fez dois gols e deu uma assistência nos últimos dois jogos. Joga na ala, então pontua bem roubando a bola.

Bernardo Espinosa, Girona (Defensor Nível 2): Ele joga no meio da zaga de três jogadores do Girona. Espinosa tem média de 12.4 pontos de fantasy nos últimos cinco jogos.

Diego López, Espanyol (Goleiro): Nos primeiros cinco jogos em casa na temporada, ele não levou gols em quatro deles. López é o quarto goleiro com mais pontos na temporada – e jogará em casa nesta semana, contra o Girona.