<
>

São Paulo defende invencibilidade de 13 anos contra o Vasco e pode virar melhor visitante do Brasileiro

Na próxima quinta-feira, o São Paulo enfrentará o Vasco em São Januário, palco hostil para a maioria das equipes que jogam com o clube cruzmaltino, mas um local onde, curiosamente, a equipe tricolor tem se dado bem.

A última vez que perdeu para o Vasco no estádio foi há 13 anos. Foi um revés por 3 a 1, em 22 de maio de 2005, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols vascaínos foram do volante Rafael Coutinho e do atacante Alex Dias (duas vezes). O meia Danilo, que hoje defende o Corinthians, abriu o placar para os são-paulinos.

Desde então, o São Paulo enfrentou o Vasco oito vezes em São Januário e conseguiu um saldo bem positivo de quatro vitórias e quatro empates (66,7% dos pontos). Houve outros dois jogos com mando vascaíno (um no Mané Garrincha, em Brasília, o outro no Maracanã, no Rio de Janeiro) com um triunfo e um empate tricolor.

O mais curioso é que até o jogo citado acima o São Paulo tinha apenas duas vitórias (1946 e 2000) em São Januário. Hoje, com 29 jogos já disputados, são seis triunfos, sete empates e 16 derrotas.

A melhor fase do clube do Morumbi no estádio carioca coincide com o pior momento da história do Vasco. De 2005 para cá, a equipe foi três vezes rebaixada (2008, 2013 e 2015) e ganhou poucos títulos. Foi uma Copa do Brasil (2011) e dois Estaduais (2015 e 2016). Teve também um vice do Campeonato Brasileiro em 2011.

Vale citar que o Vasco conseguiu vencer o São Paulo duas vezes de 22 de maio de 2005 até hoje, mas ambas foram no Morumbi. Bateu o rival por 2 a 0, em 2011, e por 1 a 0, em 2012. Os 13 anos de jejum são em São Januário.

Melhor visitante do Brasileiro

Se o São Paulo conseguir manter o histórico dos últimos 13 anos e vencer o Vasco, fora de casa, o clube do Morumbi vai virar o melhor visitante da atual edição do Campeonato Brasileiro.

Hoje tem 25 pontos com 17 jogos e está na terceira colocação. À frente do time estão o Flamengo, também com 25, mas em 18 partidas e com saldo melhor (21 a 18), e o Palmeiras, com 27 em 18 partidas.

Os alviverdes e rubro-negros jogam como mandantes nesta rodada do Nacional. O primeiro enfrenta o América-MG, às 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira. O segundo encara o Grêmio no mesmo horário, no Maracanã.

A diferença do São Paulo para os dois rivais é que ele ainda faz dois jogos fora. Além do Vasco, terá a Chapecoense no dia 2 de dezembro. Ou seja, depende apenas de si para ser o melhor visitante do Brasileirão.