<
>

Jornais europeus 'babam' por final Boca x River na Libertadores: 'Que bonito é o futebol sul-americano'

O empate em 2 a 2 entre Boca Juniors e River Plate, na Bombonera, na primeira partida da final da Copa Libertadores da América, repercutiu pela imprensa mundial. Até mesmo os veículos de mídia europeus exaltaram a forma como o jogo foi bem disputado.

O jornal argentino Olé não poupou elogios ao maior jogo da história da Argentina.

"Elétrico. De ida e volta. Frenético. A final das finais merecía este ritmo, esta incerteza, esta loucura de gols e golaços, de recuperações heróicas, de corridas desesperadas, de defesas salvadoras, de erros. Um empate que deixa aberta a final".

O Clarín, outro tradicional peródico argentino, foi além em sua análise da decisão.

"Uma certeza. Se o mundo assistiu esta superfinal de Copa Libertadores, comprovou que o futebol argentino e sul-americano, apesar de todos as desleixos, goza de boa saúde. Boca e River entregaram um espectáculo vibrante, furioso por momentos, que deixou a todos com vontade e ansiedade por ver a segunda partida".

"Que bonito é o futebol sul-americano quando é bonito. Boca Juniors e River Plate empataram no primeiro ato da grande final da Copa Libertadores em um jogo muito vistoso, com ritmo, chances, gols e, sobretudo, sem qualquer incidente extra-esportivo, algo que se agradece tendo em conta os precedentes", escreveu o jornal espanhol Marca.

Já o Mundo Deportivo, da Espanha chamou o duelo de vibrante, enquanto o Sport foi mais enfático nos elogios:

"Uma festa vibrante que teve tudo: gols, emoções, ambiente e tensão de uma final com uma das maiores rivalidades da América do Sul. O cenário não poderia ser melhor. Após 24 horas de espera entre suspensões, adiamentos e muita tensão, La Bombonera finalmente recebeu a grande final em sua primeira partida".

Até mesmo o tradicional jornal britânico Independent deu espaço para o jogo em seu caderno de esportes com a manchete: "Boca Juniors contra River Plate: primeira parte da final da Copa Libertadores termina com um empate empolgante".

Os gols do confronto foram marcados por Ramon Ábila (ex-Cruzeiro), Lucas Pratto, Benedetto e Izquierdoz (contra).

Por causa das fortes chuvas deste sábado, o duelo, que deveria ter sido realizado no sábado, foi adiado para o domingo.

Os times voltarão a se senfrentar na segunda partida da final da competição no dia 24 de novembro (sábado), no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, às 18h (de Brasília).