<
>

Lineker detona 'marra' de Cruyff: 'Falava até para o motorista de ônibus como dirigir'

Johan Cruyff. Getty Images

Em entrevista ao jornal El País, o ex-atacante Gary Lineker, um dos maiores nomes da história do futebol inglês, relembrou o tempo em que foi comandado por Johan Cruyff no Barcelona e contou algumas histórias de bastidores.

Questionado se o estilo do holandês, que ganhou 11 títulos pelo Barça (sendo quatro Espanhóis e uma Champions League), era semelhante ao que hoje mostra Josep Guardiola, do Manchester City, Lineker abusou da sinceridade.

"Pep sem dúvida foi influenciado por Cruyff, mas creio que tem uma maneira bem melhor de se relacionar com seus jogadores", disparou o hoje comentarista de TV.

O jornal pediu para que ele explicasse melhor, e Lineker "soltou os cachorros".

"Cruyff era um cara que... Serei muito gentil aqui: era muito seguro de si mesmo. Não só em temas relacionados ao futebol, mas em tudo", afirmou.

"Ele podia até se colocar atrás do motorista do ônibus e ensinar a ele como dirigir. Pep e Johan têm maneiras similares de entender o jogo, mas suas personalidades são muito diferentes", complementou.

O inglês ainda contou que foi sempre escalado fora de sua posição preferida (centroavante de referência) por Cruyff no Barcelona, o que fez com que Lineker se transferisse em 1989 para o Tottenham.

"Johan me escalava como ponta. Com ele, nunca joguei na minha posição. Nessa época, só podiam jogar dois estrangeiros, e era óbvio que Cruyff preferia seus estrangeiros", bradou.

"Eu jogava para ele e me esforçava, mas nunca gostei. E isso que o sistema que ele usava era perfeito para mim (como centroavante)! Mas ele nunca me deu oportunidade", reclamou.

"(Pedi a ele para jogar como centroavante) Um montão de vezes, mas ele sempre me dizia que eu era melhor como ponta, por causa da minha velocidade", finalizou.

Pelo Barcelona, Lineker conquistou uma Copa do Rei, em 1988, e uma Copa dos Campeões de Copas, na temporada seguinte.

Ao todo, anotou 52 gols em 139 jogos com a camisa blaugrana.