<
>

Número de gols do trio 'MSD' do Barcelona se assimila aos tempos de 'MSN'

Pela quinta temporada consecutiva, o trio de ataque do Barcelona começa com números expressivos de gols marcados. Em cada um dos últimos cinco anos, os três atacantes titulares do clube catalão combinaram para, pelo menos, dez gols nos seis primeiros jogos oficiais do time.

Esta é a segunda temporada do ‘MSD’, formado por Lionel Messi, Luis Suárez e Ousmane Dembélé. Os atacantes marcaram 15 gols dos 20 gols do Barça neste ano, em apenas seis jogos. Messi marcou sete vezes, Dembélé fez cinco gols e Suárez balançou as redes três vezes.

O desempenho é similar aos tempos de ‘MSN’. A marca de 15 gols do ‘MSD’ nos seis primeiros jogos desta temporada empata o total do trio no ano passado é só perde para o começo em 2016-2017, última temporada do MSN, quando Messi, Suárez e Neymar combinaram para 17 gols.

A temporada 2014-2015 foi a primeira do trio ‘MSN’, quando Luis Suárez se juntou a Messi e Neymar no ataque do Barça. O uruguaio estreou pelo clube catalão em outubro, em pleno Santiago Bernabéu, no El Clásico, numa derrota por 3 a 1 para o Real Madrid. Nos seis primeiros jogos oficiais do trio naquele ano, foram dez gols: oito de Messi, nenhum de Suárez e dois de Neymar.

No começo da temporada seguinte, o número de gols combinados do trio aumentou para 12, com Suárez sendo responsável por seis deles. Messi e Neymar fizeram 3 gols cada.

O maior número veio em 2016-2017, última temporada do trio, quando combinaram para 17 gols nos seis primeiros jogos. Messi balançou as redes dez vezes, Suárez marcou quatro gols e Neymar fez três.

A temporada 2017-2018 foi a primeira com Dembélé no ataque e a média de gols se manteve alta nas seis primeiras partidas. Ao todo, foram 15 gols do trio MSD, com ampla vantagem de Messi. O argentino marcou dez vezes, Suárez fez quatro e Dembélé apenas um.

O começo de 2017-2018 é animador para o Barcelona, que venceu todos os seis primeiros jogos oficiais desta temporada. A equipe lidera o Campeonato Espanhol com 12 pontos e 100% de aproveitamento e iniciou a campanha na Uefa Champions League com uma goleada por 4 a 0 no PSV.