<
>

Chelsea contrata Jorginho: O que o meia com 89% de aproveitamento nos passes agrega no clube inglês?

O Chelsea com ‘cara’ de Napoli? Os Blues recentemente contrataram o treinador Maurizio Sarri e o meia Jorginho.

Nesta janela de transferências, o time azul de Londres não mediu esforços para fechar com dois dos principais responsáveis da bela campanha da equipe napolitana na última temporada do Campeonato Italiano.

Só o jogador foi contratado por um valor em torno de £50 milhões.

O time ficou em segundo lugar e se destacou pelo estilo de jogo vertical, objetivo e que também apresentava boa troca de passes. Por outro lado, o Chelsea não foi bem na Premier League. Não garantiu vaga para Champions. Em 'compensação', levaram a FA Cup.

Mas como o reforço pode agregar no meio campo que possui N’Golo Kanté, eleito melhor jogador do Inglês na temporada 2016/17?

Quanto Nemanja Matic defendia as cores do time de Stamford Bridge, Kanté atuava muitas vezes pelo lado direito no centro do campo. Quando o sérvio seguiu para o Manchester United, adquiriram Tiemoué Bakayoko e também Danny Drinkwater. Ross Barkley também foi adicionado ao elenco, mas jogou pouco.

Antes de ser demitido, Conte também colocou o espanhol Cesc Fàbregas ao lado do jogador francês. O que pode mudar na temporada 2018/19 para a entrada do 'recém-chegado'. Com isso, Jorginho pode chegar e preencher a lacuna.

Kanté se movimenta pelo centro do campo, desarma e passa ao redor do círculo central, na maioria das vezes. O novo camisa 5 dos Blues pode atuar no seu lado esquerdo. Os dois revesariam nas transições de ataque e defesa.

De acordo com o TruMedia, Jorginho foi o jogador com mais passes completos na última temporada do Campeonato Italiano e esse número também é superior ao dos atletas que disputaram o Inglês. O brasileiro naturalizado italiano garantiu 2.863 passes para seus companheiros em 33 partidas.

No ataque, anotou 2 gols e distribuiu 4 assistências. Ele também aparece na defesa, fez 62 desarmes. Não levou cartões vermelhos, mas foi 'amarelado' em cinco oportunidades.

Comparado com outros meio-campistas que estiveram no Chelsea, ou no caso de Loftus-Cheek (emprestado na última temporada) que pode voltar na próxima, Jorginho mostra regularidade em partidas jogadas e também um aproveitamento considerável nos passes.

*Dados de Jorginho no Campeonato Italiano 2016/17 e de Loftus-Cheek jogando emprestado no Crystal Palace.

Na primeira entrevista como técnico do time londrino, Sarri destacou as características do meia.

"Jorginho não é um jogador físico, é técnico. Mas a principal qualidade é que ele pensa muito rápido. Então, tem a habilidade de mover a bola rapidamente".

Bem adaptado e ao lado do francês, o Chelsea terá um um meio dinâmico, rápido, versátil e com qualidade nos passes laterais e também em profundidade.