Faltam apenas dois dias para a Fifa decidir se a Copa do Mundo de 2026 acontecerá em Marrocos ou então em uma tríplice aliança de Estados Unidos, Canadá e México, chamada de United 2026 e, por isso, os candidatos "batalham" pelos votos das 207 federações e associações que decidirão o local do Mundial. Nesta segunda-feira, as campanhas ditaram o tom do 33º Congresso Ordinário da CONCACAF.
Pela proximidade, a tendência é que a maioria das associações votem para que United 2026 seja escolhido, mas alguns países do Caribe parecem convencidos de que a escolha do Marrocos seja mais coerente. Para isso, eles se basearam em uma apresentação liderada por Moncef Belkhayat, ex-Ministro da Juventude e Esportes de Marrocos, que listou os pontos fortes da oferta como compactos geográficos, proximidade com a Europa e baixo custo para os fãs, com um preço médio de entrada em 200 dólares. Ele também disse que uma Copa do Mundo sediada no país arrecadaria 5 bilhões de dólares para a Fifa. A apresentação contou ainda com ex-jogadores de sucesso da África, como Lakhdar Belloumi, da Argélia e Nourbet Naybet, de Marrocos.
Pelos lados da candidatura conjunta de Estados Unidos, Canadá e México, a apresentação foi conduzida por Steven Reed, presidente da Associação de Futebol do Canadá, Brian Remedi, diretor da Federação de Futebol dos Estados Unidos e Inigo Riestra, diretor de assuntos internacionais da Federação Mexicana de Futebol, que garantiram que a competição traria ao menos 11 bilhões de dólares para a Fifa, sendo dois bilhões apenas em receita de ingressos.
"Nossas projeções são muito fortes. Acreditamos em nosso mercado de 500 milhões de pessoas e na chance de que até um milhão de pessoas visite os países durante a Copa. Poderemos certamente alcançar esses números", disse Peter Montopoli, diretor da United 2026, ao ESPN FC, pedindo ainda que os métodos políticos utilizados por Donald Trump de proibir viagens para países árebes, não sejam levados em consideração para algo que acontecerá daqui oito anos. O dirigente ainda deixou claro que acredita que a United 2026 receberá todos os votos da CONCACAF e da CONMEBOL, que já manifestou apoio à candidatura.
Em uma inspeção técnica feita pela Fifa, a candidatura dos países americanos ficou com quatro pontos de um total de cinco possíveis. Enquanto isso, Marrocos ficou com 2,7.
