<
>

Recusa de Brenner em fazer jogo pela base deixa São Paulo decepcionado

Um dos jovens talentos da base tricolor, o atacante Brenner, 18, virou pivô de uma polêmica no São Paulo nesta semana. O jogador foi cedido para fazer dois jogos pelo time tricolor sub-20, contra o Corinthians, pelo Estadual da categoria, no último domingo, e o Vasco, jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil da categoria, na quarta-feira, mas não entrou em campo em nenhum.

A informação foi dada pelo Blog do Nicola, do comentarista dos canais ESPN, e confirmada pela reportagem do ESPN.com.br. A orientação para que não jogasse partiu do estafe dele, que entendeu que seria o equivalente a um "rebaixamento".

Brenner chegou a treinar afastado dos companheiros, mas voltou a trabalhar com eles na última quarta-feira na Barra Funda. Na próxima segunda-feira, ele se apresentará para a seleção brasileira sub-20 para jogar o Sul-Americana da categoria.

Somente quando retornar é que o São Paulo pretende debater o assunto.

A decisão de cedê-lo à base tricolor, ainda que temporariamente, ocorreu após avaliação de que o garoto ganharia ritmo e poderia se aprimorar. Há entendimento de algumas alas no departamento de futebol de que o jovem queimou etapas naturais para seu desenvolvimento, quando foi promovido diretamente do sub-17 para o profissional em junho ano passado.

Brenner não jogou pelo time sub-20 nem mesmo na disputa da Copa São Paulo de futebol júnior deste ano, time que foi comandado por André Jardine, que hoje faz parte da comissão técnica fixa do São Paulo como auxiliar.

Quem promoveu o atacante ao profissional foi Rogério Ceni, técnico que acabou demitido no início de julho de 2017. O garoto tinha uma média superior a dois gols por partida no sub-17, era nome certo nas convocações da seleção da categoria e impressionou no elenco profissional. Acabou caindo ainda mais nas graças de Dorival Júnior, treinador que assumiu após Ceni e ficou até março deste ano.

Antes de chegada de Diego Aguirre, Brenner fez 16 jogos pelo profissional, com três gols. Sob o comando do técnico uruguaio fez apenas uma partida, quando foi titular contra o Paraná, mas, ao ser substituído aos 10 do segundo tempo, saiu de campo chorando. Chegou a ser consolado pelos companheiros e até recebeu apoio do treinador na entrevista coletiva.

A assessoria de comunicação do São Paulo esclarece que o jogador não foi "rebaixado" ao time sub-20. Mas foi oferecido à comissão técnica da equipe a possibilidade de contar com ele para treinos e em algumas partidas, como o clássico do último domingo. Seria uma forma de mantê-lo ativo, com ritmo de jogo e ajudá-lo no aprimoramento técnico ao lado de jogadores da mesma faixa etária.

O garoto é visto internamente como um dos mais promissores. Tanto que em setembro do ano passado o São Paulo renovou o contrato com Brenner até 12 de setembro de 2022. A multa rescisória passou a ser de R$ 100 milhões para transferências nacionais e de 50 milhões de euros (hoje, algo em torno R$ 212 milhões) para as estrangeiras.