<
>

Fifa anuncia banimento de Marco Polo Del Nero pelo resto da vida

play
Marco Polo é banido pela Fifa, mas Juca Kfouri alerta: 'Limpeza de aparências' (2:22)

Jornalista analisou ação da organização máxima do futebol e afirmou que a nova geração fará 'as mesmas sujeiras' (2:22)

Nesta sexta-feira, o Comitê de Ética da Fifa anunciou que Marco Polo Del Nero está banido, pelo resto da vida, de qualquer atividade relacionada ao futebol, seja ela administrativa, esportiva ou qualquer outra. O banimento tem caráter nacional e também internacional.

Além do banimento, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi multado em 1 milhão de francos suíços (R$ 3,51 milhões).

Em comunicado emitido pela entidade, foi informado que a investigação contra Del Nero foi aberta no dia 23 de novembro de 2015 e se referia a um esquema de propinas em troca de contratos para companhias de mídia e marketing envolvidas com direitos de torneios, incluindo a Copa América, Copa Libertadores, e também a Copa do Brasil.

Del Nero foi considerado culpado de violar o artigo 21 (Suborno e Corrupção), o artigo 20 (Oferecer e aceitar presentes e benefícios), artigo 19 (Conflito de Interesses), artigo 15 (Lealdade), e artigo 13 (Regras Gerais de Conduta), do Código de Ética da Fifa.

Marco Polo havia sido banido temporariamente enquanto o processo corria na entidade. Mesmo assim, ele articulou as eleições para seu sucessor na CBF, que acabou sendo vencida por seu candidato Rogério Caboclo, ex-diretor Executivo de Gestão da CBF.