<
>

Comparado a CR7, promessa do Sporting pode seguir primeiros passos de astro

Com apenas 18 anos, Rafael Leão é considerado a grande promessa do futebol português nos últimos anos. Ele fez sua estreia no domingo ao atuar por 21 minutos na vitória contra o Feirense pelo Campeonato Português, mas suas atuações pelos times de base já chamam a atenção de gigantes do futebol.

Contando jogos pelas seleções de base, Sporting B e no time principal do clube português, Rafael tem 17 gols em 31 jogos. Foram sete tentos em doze jogos pelo time B e outros seis marcados nos onze jogos pelo sub-19. Em sua grande maioria, atuou como centroavante, mas o jovem também joga pela ponta esquerda, assim como Cristiano Ronaldo.

Com os preços cada vez mais altos para jogadores já prontos, os gigantes da Europa procuram joias a serem lapidadas por um valor menor e pensam numa possível futura venda com grande margem de lucro.

Quando Cristiano Ronaldo saiu do Sporting para o Manchester United com os mesmos 18 anos de idade de Rafael Leão, os ingleses pagaram cerca de 15 milhões de euros por um jovem franzino, mas com muita habilidade.

Rafael tem físico mais aprimorado do que Ronaldo com sua idade e já prevendo um assédio dos clubes europeus, o Sporting renovou recentemente seu contrato até 2022, com opção de renovação por mais dois anos.

Os jornais do velho continente colocam Manchester City, Manchester United e Chelsea como os primeiros interessados no futebol e reportam que o City prepara uma proposta de 22,25 milhões de euros na próxima janela de transferências.

É possível que o Sporting tenha o jovem talento por mais algum tempo, isso porque Rafael deseja estar em campo por mais minutos para provar seu potencial, o que provavelmente não acontecerá caso se transfira para algum gigante da Inglaterra.

Caso siga os passos de Cristiano, terá o conterrâneo José Mourinho como seu treinador. Fato é, se conseguir alcançar metade dos feitos do outro jovem que saiu de Portugal para Inglaterra quinze anos atrás será um dos grandes jogadores do futebol mundial.