<
>

Quem são os 8 'prodígios' que Barça pode perder de graça

Getty

O Barcelona perdeu nos últimos dias o garoto Sérgio Gomez para o Borussia Dortmund e, isso, deixou a todos pelos lados da Catalunha preocupados.

Nas categorias de base da equipe culé há oito prodígios que já atraem os olhares de grandes clubes europeus e, com seus contratos por se encerrarem no final desta temporada, podem até já negociar pré-vínculos com eles.

O jornal "Sport" detalhou quem é quem entre as promessas blaugranas. Veja abaixo:

Oriol Busquets, 19 anos (foto)

Tem sobrenome de craque - do Barcelona, inclusive -, mas nada tem a ver com o experiente volante. Oriol Busquets, 19 anos, já até estreou na equipe principal nas mãos de Ernesto Valverde e, ocm o mesmo estilo de jogo de seu homônimo, é uma das grandes promessas do Barça B. Chegou ao Camp Nou ainda muito jovem, após se destacar e chamar atenção atuando pelo pequeno Sant Feliu de Guíxols. Seu contrato termina em junho e já está livre para negociar com quaisquer outros clubes. Os culés já trabalham pela sua renovação, mas Busquets possui propostas interessantes.

Abel Ruiz, 18 anos

Aos 18 anos, Ruiz teve uma progressão extremamente meteórica e é titular absoluto do Barcelona B na atual temporada. E ele não chegou de nenhum clube minúsculo: foi contratado do Valencia. Seu principal trunfo é ser um atacante que joga tanto como centroavante, como por ambos os lados da ponta. Ele foi um dos destaques do Mundial sub-17 pela seleção espanhola, com quem sagrou-se campeão. Abel Ruiz já recusou muitas propostas do Barça e quer uma proposta firme para seguir vestindo blaugrana. Clubes da Premier League já vislumbram sua contratação, oferecendo-lhe presença já na equipe de cima e um bom contrato.

Juan Miranda, 18 anos

Considerado pelo "Sport" "uma flecha pelo lado esquerdo", ele gosta de marcar muitos gols e foi um dos convocados para integrar a seleção sub-17 campeã do Mundial da categoria - ficou no banco de reservas. Curiosamente, ele era colega de quarto de Sergio Gómez e resta saber se tomará o mesmo rumo do amigo.

Mateu Morey, 17 anos

Na última temporada, Morey esteve muito perto de trocar o Barcelona pelo Bayern de Munique. Aos 17 anos, o time espanhol corre pela sua renovação, uma vez que já percebeu que ele atrai olhares de diversos clubes gigantes do futebol europeu mesmo muito jovem, aos 17 anos. Seu começo de 2017/18, porém, foi muito irregular, com consecutivas lesões. O Barça já ofereceu-lhe espaço na equipe B, disputando posição na lateral direita, sua função em campo.

Jandro Orellana, 17 anos

Quase sempre convocado para integrar a seleção de base espanhola, o jogador de 17 anos atua em todas as posições do meio-campo e é o mais elogiado pelos olheiros dentro do Barcelona por conta de sua qualidade técnica. Orellana, no entanto, sofreu uma lesão na pré-temporada e, sem sorte, voltou a se machucar logo após sua volta. Nada, porém, que tire-o do radar de grandes clubes europeus.

Nico González, 16 anos

Em janeiro do ano passado, González chegou a ser anunciado como reforço das categorias de base do Manchester City, o que irritou o Barcelona. Fran, seu pai e ex-jogador do Deportivo La Coruña, teve de acalmar os ânimos na Catalunha e afirmou que seu filho ficaria no Camp Nou. Dito e feito, isso aconteceu, mas, agora, pode ser muito difícil de segurá-lo. Há rumores de que o Real Madrid já ambiciona contratá-lo para o futuro e ainda não há nada decidido pelo Barça.

Pablo Moreno, 15 anos

Mesmo ainda começando sua adolescência, Moreno já atrai os maiores olhares dos clubes a Premier League. Seu talento é tamanho que, na última temporada, aos 14 anos, disputou partidas em categorias acima da sua. Com faro de gol apurado, ele também tem contrato por se encerrar no final da temporada e não renovou seu vínculo ainda. Dizem ser um dos atacantes com futuro mais promissor do clube.