<
>

Goleiro 'baixinho' e zagueiro 'lerdo': como dossiê de espiões fez time da 4ª divisão surpreender Tottenham

O Newport County, da quarta divisão inglesa, surpreendeu àqueles que imaginavam um "passeio" do Tottenham pela Copa da Inglaterra, no último sábado. Mesmo jogando com boa parte de seus titulares, os Spurs não passaram de um empate suado fora de casa e serão obrigados a jogarem o replay da 4ª fase da competição mata-mata.

Mas engana-se quem pensa que o modesto time do condado de Newport, no País de Gales, foi para o jogo sem saber detalhadamente quem era o seu gigante adversário. Pelo contrário, um "dossiê" conseguiu destacar - com sucesso - as principais fraquezas dos londrinos, segundo informações do tablóide "The Sun".

O técnico Michael Flynn recebeu de seus espiões que o goleiro Michel Vorm, holandês reserva de Hugo Lloris e que foi escalado como titular para o jogo do final de semana, tinha como desvantagem as saídas de gol em bolas aéreas pelo fato de ser "baixinho" - ele tem 1,84m, mas, na visão dos olheiros, uma estatura não muito comum para os arqueiros.

O estudo deu certo. Afinal, foi a partir de um cruzamento e de uma indefinição do experiente goleiro de 34 anos que Padraig Admond abriu o marcador no confronto para o Newport.

Outro lance de muito perigo a favor dos mandantes pode ser creditado à pesquisa dos espiões galeses. No primeiro tempo, Joss Labadie roubou a bola de Eric Dier e cruzou para Frank Nouble, que acabou emendando por cima do travessão de Vorm, por pouco deixando a vida do Tottenham ainda mais complicada.

Segundo o periódico, Dier era outro jogador colocado em evidência pelos olheiros do Newport, que consideravam o zagueiro da seleção da Inglaterra e nascido em Portugal um "defensor lerdo e que, se pressionado, concederia facilmente a posse de bola" ao time da casa.

Curiosamente, estava claramente escrito no dossiê que a defesa galesa não poderia deixar o centroavante Harry Kane desmarcado nos escanteios, precisamente o que culminou com o tento de empate do Tottenham.

A partida de volta entre Spurs e Newport, com mando dos londrinos, está marcada para o dia 7 de fevereiro, quarta-feira, às 18h (de Brasília). Será que vêm novas espionagens por aí?