O zagueiro Gil iniciou, na última semana, sua terceira temporada no Shandong Luneng, da China.
A equipe faz a pré-temporada em Guangzhou e, na próxima semana, seguirá para Dubai, onde dará continuidade à preparação.
Contratado no início de 2016, após o clube chinês comprá-lo do Corinthians e firmar contrato de quatro anos, Gil se firmou como peça fundamental do Shandong.
Por conta disso, é considerado um dos principais atletas do time e até da Liga Chinesa, o que faz com que ele seja valorizado.
"É algo que tenho conquistado aqui aos poucos. O carinho do povo chinês é muito grande e fico feliz com isso. Procuro me dedicar ao máximo para retribuir dentro de campo. Ano passado conseguimos ir bem, terminamos como a defesa menos vazada da Liga, e espero que 2018 possa ser melhor, brigando por títulos", afirmou o camisa 4.
No fim de 2017, Gil recebeu consultas e sondagens para voltar ao Brasil.
Após a estreia no Campeonato Paulista, por exemplo, o diretor de futebol do Palmeiras, Alexandre Mattos, confirmou que procurou o ex-Corinthians e Cruzeiro. A situação deixa o zagueiro feliz e orgulhoso, mas ele diz que prefere seguir na Ásia.
"(Sondagem do Brasil) É reflexo do que a gente vem fazendo nos últimos anos. E mostra que o pessoal acompanha o futebol aqui. Muito bom este reconhecimento e também o fato de o Shandong fazer questão de continuar comigo aqui", afirmou.
"Acompanhei algumas notícias e meu empresário me passou outras, mas ainda tenho mais dois anos de contrato aqui na China e uma situação muito boa de trabalho", finalizou o zagueiro.
Gil tem 71 partidas pelo Shandong e três gols anotados.
Além das competições locais, no primeiro ano também disputou a Liga dos Campeões da Ásia, quando o clube fez a melhor campanha da história ao chegar até as quartas de final.
