<
>

Lenda do futebol dos EUA, Donovan desaposenta e acerta com time mexicano

Landon Donovan antes de jogo do Los Angeles Galaxy, em outubro de 2016 Getty Images

O atacante Landon Donovan surpreendeu neste sábado e anunciou que está de volta ao futebol profissional.

Lenda do futebol nos Estados Unidos, tendo disputado três Copas do Mundo com a seleção de seu país, o "Capitão América" retornará aos gramados para defender o Club León, da 1ª divisão do México.

Aos 35 anos, ele assinou por uma temporada com a equipe, e vestirá a camisa 20.

Nascido em Ontario, Califórnia, em 4 de março de 1982, Donovan foi contratado pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha, quando ainda era garoto, em 1999. No entanto, ficou mais conhecido por sua vitoriosa passagem pelo Los Angeles Galaxy, da MLS.

Ele também jogou pelo San Jose Earthquakes em 2004, logo antes de chegar ao Galaxy, em 2005, para defender a equipe até 2016. Nesta mais de uma década, ainda atuou por empréstimo em Bayern de Munique e Everton na Europa.

Pela seleção americana, o atacante se destacou nas categorias sub-17 e sub-20, e disputou os Jogos Olímpicos pela base.

Com a equipe principal, ele jogou três Copas do Mundo (2002, 2006 e 2010), sempre com grande destaque, além de seis Copas Ouro e uma Copa das Confederações, na qual foi vice-campeão, perdendo a final para o Brasil.

Ao longo da carreira, ele marcou 135 gols em ligas nacionais, um em copas nacionais, três em copas internacionais e 56 com a seleção. Pelo US Team, foram 12.359 minutos em 150 partidas.