<
>

'Muito defensivo': ex-LDU detona técnico e crava Fluminense campeão da Recopa

play
Presente no título da Sul-Americana em 2009 contra o Fluminense, Néicer Reasco crava: 'LDU não tem chance de ganhar a Recopa' (1:05)

Fluminense e LDU decidem a CONMEBOL Recopa nos dias 22/02 e 29/02, com transmissão do Star+ (1:05)

A quinta-feira (22) marcará o início de uma "revanche" para o Fluminense. Em Quito, no Equador, o atual campeão da CONMEBOL Libertadores encara a LDU pelo jogo de ida da CONMEBOL Recopa, que terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ a partir das 21h30 (de Brasília). Será a chance do Tricolor dar o troco após perder duas finais continentais seguidas para os Azucenas.

Em 2008, com um elenco estrelado por Dodô, Thiago Neves, Conca, Washington e outros nomes, o Flu chegou à decisão da Libertadores, mas acabou derrotado pela LDU, que conquistou o título em pleno Maracanã após uma disputa por pênaltis que teve o goleiro José Francisco Cevallos como protagonista. E, no ano seguinte, o mesmo roteiro se repetiu, porém, na CONMEBOL Sul-Americana, quando os equatorianos promoveram um novo "Maracanaço" e ficaram mais uma vez com a taça.

Agora, em 2024, os cariocas tentam mudar este roteiro. Se depender da opinião de uma das lendas que vestiu a camisa da LDU e inclusive foi campeã em 2009 sobre o próprio Tricolor das Laranjeiras, a taça de fato ficará no Rio de Janeiro.

Revelado pelo clube equatoriano, onde teve duas passagens, o ex-lateral Néicer Reasco concedeu entrevista exclusiva ao ESPN.com.br e analisou a decisão. E apesar de ser torcedor da LDU, ele admite que, na Recopa, o Fluminense é o real favorito. E tudo por conta da troca de comando na equipe de Quito.

Atual campeã da Sul-Americana, inclusive derrotando o Fortaleza na final, a LDU viu o argentino Luis Zubeldía deixar o clube e, para a sua vaga, trouxe o espanhol Josep Alcácer, de 44 anos, que nunca trabalhou fora da Europa e até então havia sido apenas auxiliar pelas equipes aonde passou. E para Reasco, o novo comandante dificilmente terá chance contra o Flu de Fernando Diniz.

"Na verdade eu não conheço a nova comissão técnica. Se o Zubeldía, que foi campeão da Sul-Americana, ainda estivesse...para mim a LDU não tem chance de ganhar a Recopa do Fluminense, de verdade. Como torcedor da LDU, lamento, mas não vejo chance de conquistar a Recopa, por todos os jogadores que o Fluminense tem", disse.

"A forma de (Alcácer) jogar é muito defensiva. Se você vai jogar defensivamente contra um time grande, você vai perder mais do que ganhar. Vai ser muito difícil. Eu acredito que dessa vez o Fluminense vai ganhar", complementou.

Desde que chegou, Alcácer comandou a LDU em apenas um jogo – não oficial – e venceu a Universidad Católica-EQU por 2 a 0.

'Na Libertadores, o Fluminense subestimou a LDU'

Durante a entrevista, Reasco também falou da rivalidade que se criou no continente entre LDU e Fluminense, muito por conta das finais no início do século, e lembrou da final da Sul-Americana, em que foi titular e capitão nos dois jogos.

De acordo com o ex-jogador, aquela final foi uma espécie de "revanche" pessoal para ele, que não pôde se fazer presente no elenco campeão da Libertadores, já que ainda estava no São Paulo.

"Para mim foi uma revanche. Eu não pude conquistar a Libertadores por conta da minha passagem pelo Brasil, no São Paulo, e depois que voltei (à LDU) joguei o Mundial de Clubes, ganhei a Recopa contra o Internacional e depois a Sul-Americana. Para mim foi uma revanche. O grupo de jogadores era satisfatório, jogar com grandes amigos que fiz no futebol foi algo que eu tinha em mente no meu retorno à LDU", disse.

"Eu falo mais na questão pessoal. Depois do Mundial eu fui ao São Paulo e não ganhei um título internacional com a LDU. E logo quando eu fui para o São Paulo, ganharam a Libertadores. Para mim foi uma revanche pessoal", prosseguiu.

"Víamos como uma revanche e também como uma forma de confirmar o que havíamos conquistado com a Libertadores. Não ganhamos por sorte, e sim por capacidade. Em 2009, ainda éramos uma incógnita porque sabíamos que o jogo decisivo seria no Maracanã, que eles eram muito fortes em casa. Para nós o Maracanã era uma fortaleza, um estádio que conhecíamos bem, mas que eles teriam a torcida a favor, aplaudindo e apoiando durante os 90 minutos. Também sabíamos que tínhamos uma vantagem importante para trazermos a taça do Brasil".

Reasco também arriscou falar sobre a final da Libertadores de 2008, em que acompanhou apenas como torcedor, e na sua opinião o Fluminense teria subestimado a LDU na ocasião. O que não aconteceu no ano seguinte, na Sul-Americana.

"Em 2008, na Libertadores, o Fluminense subestimou a LDU. Primeiro em Quito, e depois lá (no Maracanã), porque como fizeram gols em Quito, pensavam que iria acontecer a mesma coisa no Brasil e que iriam fazer muito mais gols do que a LDU. Mas, em 2009, não nos subestimaram. Sabiam do nosso potencial, e analisando os dois plantéis, em 2008 e 2009 tínhamos um elenco melhor. Por isso também não foi para os pênaltis. Tivemos a bola no pé por mais tempo do que o time que foi campeão em 2008. Eles faziam um ataque mais direto do que o nosso. Em 2008, vivi a experiência como torcedor, e em 2009, em campo. Em 2009, não nos subestimaram, mas sabiam do nosso potencial, que seria um jogo disputado", disse, revelando qual era a receita por trás daquele plantel da LDU.

"O segredo foi um grupo muito unido, que acreditava muito na capacidade da comissão técnica, do (Jorge) Fossati. A comissão técnica era muito consistente, muito segura do planejamento, do que podíamos fazer dentro de campo. Se apegava muito no trabalho do dia a dia, então estávamos muito confiantes de que podíamos jogar bem e conseguir um resultado que não levaria a decisão para os pênaltis. A união desse grupo foi fundamental para ganhar essa Sul-Americana, estávamos muito compenetrados, sempre falando de futebol, das individualidades que o Fluminense tinha, de seu conjunto, do Fred, que era um centroavante muito goleador", finalizou.

Onde assistir a LDU x Fluminense pela Recopa?

O jogo de ida da CONMEBOL Recopa entre LDU x Fluminense terá transmissão, ao vivo, pela ESPN no Star+, nesta quinta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília).