<
>

Eurocopa 2024 conhece grupos em sorteio, e brasileiro Sylvinho cai em 'chave da morte' com gigantes

O troféu da Eurocopa antes do sorteio dos grupos Lars Baron - UEFA/UEFA via Getty Images

A Uefa sorteou, neste sábado (2), os seis grupos da Eurocopa de 2024 em cerimônia realizada em Hamburgo, uma das sedes do torneio na Alemanha.

Dona da casa, a Alemanha caiu no grupo A, estreando contra a Escócia e enfrentando ainda Hungria e Suíça.

A Albânia do técnico brasileiro Sylvinho caiu no grupo B, considerado o da morte, com a poderosa Espanha, estreando contra Itália e ainda tendo a Croácia no caminho. Espanhóis e croatas fizeram duelo quente nas oitavas de 2020, com a Fúria levando a melhor.

No grupo C, depois da semifinal da edição 2020, Dinamarca e Inglaterra se enfrentarão logo na fase de grupos. A partida foi marcada por um pênalti polêmico assinalado para os ingleses e que deixou os dinamarqueses na bronca. Eslovênia e Sérvia fecham os times.

O grupo D coloca frente a frente França e Holanda, dois times que se enfrentaram nas eliminatórias e fizeram duelos duros. Áustria e o vencedor do playoff da liga A (Polônia, Estônia, País de Gales ou Finlândia) fecham a chave.

A Bélgica, presente no grupo E, foi uma das seleções que mais deu 'sorte' no chaveamento, enfrentando Eslováquia, Romênia e o vencedor do playoff da liga B (Israel, Islândia, Bósnia ou Ucrânia).

O sorteio foi fechado com o grupo F, chave de reencontros para Portugal ao lado de Turquia, República Tcheca e o vencedor do playoff da liga C (Geórgia, Luxemburgo, Grécia ou Cazaquistão).

Veja os grupos da Euro 2024:

GRUPO A:

GRUPO B:

GRUPO C:

GRUPO D:

GRUPO E:

GRUPO F:

Vale lembrar que as últimas vagas serão definidas por meio de playoffs com times definidos por suas classificações na Uefa Nations League. As partidas de repescagem devem acontecer em março de 2024 em confrontos únicos de semifinal e final. Os 'campeões' de cada vaga ficarão com as últimas vagas.

Liga A:

Liga B:

Liga C

A Eurocopa começará no dia 14 de junho de 2024, com final prevista para 14 de julho, no estádio Olímpico de Berlim, palco da final da Copa do Mundo de 2006. O campeão receberá premiação total de 28,25 milhões de euros (R$ 150 milhões) se conseguir vencer todos os jogos na fase de grupos. Ao todo, 331 milhões de euros (R$ 1,8 bilhão) serão distribuídos às seleções participantes.