Treinador do Tottenham, que enfrentará o Fulham nesta segunda-feira (23), às 16h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, Ange Postecoglou é a principal sensação da Premier League. Pouco conhecido até chegar à Inglaterra, ele acumulou trabalhos de grande sucesso em países como Austrália, Grécia, Escócia e Japão.
Na "Terra do Sol Nascente", o técnico foi campeão da J-League de 2019 pelo Yokohama Marinos e ajudou a transformar a vida do atacante Erik. Em entrevista ao ESPN.com.br, o ex-jogador do Palmeiras contou que teve uma enorme evolução no período em que foi comandado pelo atual treinador dos Spurs.
"Um dos maiores treinadores que tive até hoje. Ele me mudou muito como atleta e até a minha forma de pensar sobre o jogo", disse o atacante.
Após começar como um ponta no Yokohama Marinos, o brasileiro passou a jogar de forma mais centralizada. Em duas temporadas no Japão, fez 24 gols e deu nove assistências.
"Ele dobrou meu potencial. Não só nos meus números individuais, mas nas conquistas que tivemos juntos. Fui campeão e depois artilheiro da equipe".
Erik conta que o atual comandante do Tottenham gosta que as equipes tenham muita posse de bola, joguem de forma bastante agressiva no campo ofensivo e evitem dar passes para trás.
"Não lembro de ter partidas com menos de três ou quatro chances de fazer gols. Trocávamos mais de 600 passes por jogo. Caso trocássemos menos do que isso, ele ficava insatisfeito".
"Dificilmente a gente fazia poucos gols. Fazer isso com jogadores que não eram tão renomados é muito difícil. Na época conseguimos evoluir muito e vários atletas do nosso elenco foram para a seleção japonesa".
Um das jogadas preferidas do treinador era o cruzamento dos pontas pela linha de fundo para que os atacantes desviem a bola na primeira trave.
"Fiz vários gols assim. Ele usa muito bem a mudança de posição dos laterais".
Fora de campo, Postecoglou é descrito por Erik como um "paizão". O brasileiro lembra que foi liberado pelo treinador de uma partida para que pudesse acompanhar o nascimento da filha Laura.
"Ele me disse: 'Não importa o jogo, quero que você curta e depois venha ao estádio celebrar a vitória'. E foi o que aconteceu. Ele fez um discurso muito bonito para todo o estádio dizendo que tinha chegado uma linda garota para a família Marinos. Sempre mostro esse vídeo para minha filha, que toda vez abre um sorriso".
Nascido em Atenas, Postecoglou mudou-se aos cinco anos para a Austrália, onde fez carreira como jogador profissional. Após pendurar as chuteiras, assumiu como treinador do South Melbourne, no qual venceu quatro campeonatos, incluindo a Copa da Oceania em 1999. Ele também comandou o time no Mundial de Clubes da FIFA em 2000, no Brasil.
Em seguida, entre outros trabalhos, o técnico dirigiu a seleção australiana na Copa do Mundo de 2014, o Yokohama Marinos, do Japão, e o Celtic, da Escócia.
Desde que assumiu o Tottenham, o técnico ainda não perdeu: são seis vitórias e apenas dois empates. Ocupando a quarta posição da Premier League, após os resultados do fim de semana, os Spurs irão reassumir a liderança em caso de vitória contra o Fulham.
Por tudo isso, o atual desempenho do treinador não é uma surpresa para o antigo pupilo.
"Ele construiu uma família no Marinos. Onde ele seguir estarei torcendo pelo sucesso dele. Além de um grande treinador, é uma grande pessoa. Ele fez muito sucesso no Celtic e eu tinha certeza que ele se encaixaria em qualquer clube com esse estilo de jogo maravilhoso", finalizou Erik.
Onde assistir a Tottenham x Fulham?
Tottenham x Fulham, válido pela Premier League, terá transmissão pelo Star+, nesta segunda-feira, às 16h (de Brasília).
