Chegada de Pelé ao hospital não estava programada; craque apresentava um quadro de inchaço por todo corpo
O ex-jogador Pelé foi novamente internado no Hospital Albert Einstein, na zona Sul de São Paulo, na última terça-feira (29). Ao contrário das últimas passagens do Atleta do Século pelo local, a chegada desta vez não estava programada. O ídolo foi levado pela esposa, Márcia Aoki, e por um cuidador após apresentar um quadro de inchaço por todo o corpo, apurou a ESPN. Segundo boletim médico oficial do hospital, ele está no quarto e em situação estável.
Ao chegar no Einstein, o corpo médico que cuida do eterno camisa 10 confirmou o quadro de anasarca (inchaço generalizado), uma síndrome edemigêmica (edema generalizado) e ainda identificou uma “insuficiência cardíaca descompensada”.
Outro problema relatado pela equipe médica é o fato de a quimioterapia realizada ao longo dos últimos meses não apresentar mais respostas para os tumores presentes em diversos órgãos do corpo do Rei do Futebol.
Pelé, de 82 anos, está sendo submetido a uma bateria de exames ao longo desta quarta-feira (30) para uma avaliação mais aprofundada dos problemas detectados e dos órgãos comprometidos pelo câncer metastático.
Tão logo deu entrada no Albert Einstein, Pelé, muito inquieto, também foi diagnosticado com uma confusão mental. Os exames desta quarta-feira também avaliarão a possibilidade da ocorrência de uma encefalopatia hepática.
O quadro delicado e o tratamento contra o câncer que já não apresenta mais respostas preocupam corpo médico e familiares.
Debilitado, o ex-jogador apresenta dificuldades para se alimentar.
Ainda em um quarto do hospital, Pelé, sua esposa e um cuidador aguardam as respostas dos exames para tomarem conhecimento sobre os próximos passos do tratamento. Não há qualquer previsão de alta médica para o Rei.
Procurado pela reportagem da ESPN desde a noite de terça-feira (29), a assessoria de imprensa do Einstein não respondeu sobre a internação e o quadro médico de Pelé.
Márcia, esposa do Rei, confirmou a internação, mas diz que ela acontece apenas para a rotina de exames e análise mensal da quimioterapia.
O agente de Pelé, Joe Fraga, também foi procurado na noite de terça-feira. Ele disse que não estava ainda atualizado sobre o estado clínico de Pelé.
Hospital divulga boletim médico
Na tarde desta quarta-feira, o Hospital Albert Einstein divulgou um boletim médico atualizando o estado de saúde de Pelé.
De acordo com a nota, o Rei do Futebol se encontra em ''condição clínica estável'' e com ''pleno controle das funções vitais''.
Confira o boletim na íntegra:
"Edson Arantes do Nascimento foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein ontem (29) para uma reavaliação do tratamento quimioterápico do tumor de cólon identificado em setembro de 2021.
Após avaliação médica, o paciente foi levado a um quarto comum, sem necessidade de internação em uma unidade semi-intensiva ou UTI. O ex-jogador está com pleno controle das funções vitais e condição clínica estável", diz a nota.
Filha de Pelé se manifesta
Após a reportagem da ESPN ir ao ar, Kely Nascimento, filha de Pelé, usou sua conta no Instagram para falar sobre o pai postando a mensagem abaixo, por volta de 12h01.
"Olá, amigos. A mídia está surtando novamente e eu quero vir aqui abafar um pouquinho. Meu pai está internado, está regulando medicamento. Eu não estou pulando num voo para correr lá. Os meus irmãos estão no Brasil visitando e eu vou no Ano Novo. Não tem surpresa nem emergência. Agradecemos muito todo carinho e amor que vocês transmitem!"