Upamecano contratou um cantor de ópera para melhorar seu desempenho em campo pelo Bayern
Considerado um dos zagueiros mais promissores da Europa, Upamecano foi disputado por vários gigantes e acabou contratado por 43 milhões de euros (R$ 226,7 milhões na cotação atual) no meio de 2021 pelo Bayern de Munique. No entanto, o primeiro ano do francês na Baviera foi bastante decepcionante.
Na atual temporada, porém, o defensor, de 23 anos, conseguiu dar a volta por cima: voltou a ser convocado pela seleção francesa e é titular do Bayern, que encara o Bayer Leverkusen, nesta sexta-feira, às 15h30 (de Brasília), pela Bundesliga.
Para tamanha mudança, Upamecano contou com uma ajuda bastante inusitada. Segundo o jornalista alemão Philipp Kessler, o jogador contratou um cantor de ópera de Leipzig para lhe ensinar técnicas vocais. O francês costumava sentir muitas dores nas pregas vocais antes e depois das partidas.
Upamecano queria projetar mais a voz e melhorar a comunicação com seus companheiros de defesa dentro de campo. Um problema que o acompanha desde o começo de carreira, no RB Salzburg. O goleiro Airton, atualmente no América-MG, lembra que a timidez do jovem zagueiro era um contraste com as qualidades técnicas.
“Nós éramos vizinhos de armário e arriscava umas palavras porque fazíamos aulas de alemão. A família dele morava perto da minha e nos víamos sempre. Esse cara não tinha boca para nada, mas era um dos zagueiros mais talentosos que já vi. Era muito bonzinho, mas o que jogava era brincadeira”, disse ao ESPN.com.br.
Além das aulas de voz, o francês tomou outras atitudes para evoluir: instalou na piscina de casa um ergômetro subaquático, contratou um chef de cozinha para melhorar a alimentação e um personal trainer.
Amigo de infância de Ousmane Dembélé, atacante do Barcelona, Upamecano começou antes de ir para a base do Red Bull Salzburg, com apenas 16 anos. Na equipe austríaca, ele rapidamente chamou atenção e não demorou para fazer sucesso.
“Tem uma calma espetacular e uma frieza para driblar os atacantes. A recuperação dele é espetacular. Muitas vezes ele deixava o atacante passar e conseguia ter uma recuperação".
“Ele sabe construir o jogo e tem muita imposição física, era difícil ele perder uma bola porque é rápido demais para um zagueiro. A gente ganhava por cima e por baixo. Tem qualidade técnica e visão de jogo”.
Depois de sair da equipe austríaca, o defensor foi para o RB Leipzig, no qual ficou cinco temporadas até ir para o Bayern.
