<
>

A história da Orelhuda: como surgiu o troféu mais cobiçado da Europa e por que só seis times têm o original?

play
Liverpool e Real Madrid protagonizam final mais repetida da história da Champions; relembre outros duelos (0:56)

Equipes se encontram pela terceira vez na decisão do torneio, e se isolam entre os confrontos (0:56)

Real Madrid e Liverpool se enfrentam neste sábado (28), às 16h (de Brasília), na grande decisão da Champions League


Em busca do tão sonhada taça da Champions League, Liverpool e Real Madrid fazem a grande final no próximo sábado (28), às 16h (de Brasília), no Stade de France, em Paris.

E foi em 1956 que o troféu da então chamada Copa Europeia, ou Copa dos Campeões, apareceu. Mas o design atual surgiu a partir de 1967, encomendado pelo então secretário-geral da Uefa, Hans Bangerter. Trezentos e quarenta horas após o pedido, a obra de arte, sonho de todo e qualquer jogador do planeta, estava pronta. Nascia, ali, a famosa e desejada ''Orelhuda''.

O criador da taça é Jorg Stadelmann, joalheiro da cidade de Berna, na Suíça, perto da sede da Uefa. Desde a criação da competição, o troféu era o mesmo, mas a entidade autorizou que o Real Madrid mantivesse a peça original em 1967.

Surgia, então, a necessidade de uma nova honraria ao próximo campeão. Quem diria que o processo de criação fosse, de certa forma, caótico.

"Meu pai Hans e eu fomos ao escritório de Herr Bangerter e cobrimos todo o andar com desenhos. Ele fez comentários como: 'Os búlgaros gostariam disso. Os espanhóis gostariam disso, mas os italianos prefeririam isso, os alemães escolheriam esse’. Nós colocamos todos os designs juntos em um só, como um quebra-cabeça", disse Jorg Stadelmann, ao site da Uefa em 2019.

Curiosamente, a pressa em fabricar a primeira taça não veio por pressão a entidade europeia, mas de um compromisso pessoal – nada adiável – de Jorg. "Tive que terminar antes de 28 de março por que eu estava me casando e levando minha esposa em uma viagem de barco de 10 dias até Los Angeles. Fiz o trabalho mais delicado, depois terminei com o gravador, Fred Banninger. A tempo, estou feliz em dizer isso."

Por que só seis times têm o troféu original?

A disputa pela ''Orelhuda'' ficou cada vez mais acirrada ao longo dos anos. Com isso, a Uefa estabeleceu algumas regras. A partir de 1968-1969, a taça se tornou propriedade do clube que fosse campeão cinco vezes alternadas ou em três anos seguidos. Quando isso acontecia, o clube começa um novo ciclo.

Desta forma, apenas Real Madrid, Ajax, Bayern de Munique, Milan, Liverpool e Barcelona têm uma versão nas salas de troféus.

Entretanto, esta mesma regra foi alterada na temporada 2008/09, quando ficou decisido que o troféu original fica na Uefa, e os campeões são premiados com uma réplica.