<
>

'Especialista' em finais europeias, Mourinho é o grande 'trunfo' da Roma por título inédito no continente; veja os detalhes

play
Mourinho emocionado, champagne pra todo lado e muita dança: a festa do vestiário da Roma após vaga na final; VEJA (0:42)

Roma se classificou para a final da Conference League nesta quinta-feira | via @ASRoma (0:42)

Treinador português é multicampeão no futebol europeu e pode levar a Roma ao título da Uefa Conference League


O ‘Special One’ José Mourinho está em mais uma final europeia. O português tentará levar a Roma ao título da Uefa Conference League, diante do Feyenoord, da Holanda. A decisão acontecerá na próxima quarta-feira (25), em Tirana, capital da Albânia, às 16h. O confronto terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

O título da Conference League representaria a José Mourinho e à Roma quebras de longos tabus com relação a títulos. A última vez que o português levantou um caneco foi quando ainda dirigia o Manchester United. Diante do Ajax, a equipe inglesa fez 2 a 0 na final única, em maio de 2017.

Desde então, José Mourinho vive uma ‘seca’ de títulos. Mesmo há pouco menos de cinco anos sem um troféu, a situação do português é bem melhor do que a da Roma. A equipe italiana vive um longo jejum sem conquistas. A última vez que o torcedor romanista pôde comemorar um título aconteceu na temporada 2007/08 com a Copa Itália.

O que pode ajudar a Roma a colocar fim ao período sem títulos é justamente a experiência de Mourinho com grandes finais. O português soma sete decisões, com quatro títulos e três vice-campeonatos. Curiosamente, todas as derrotas do ‘Special One’ aconteceram em Supercopas da Uefa.

play
0:42

Mourinho emocionado, champagne pra todo lado e muita dança: a festa do vestiário da Roma após vaga na final; VEJA

Roma se classificou para a final da Conference League nesta quinta-feira | via @ASRoma

Por outro lado, Mourinho levou o Porto ao título da Copa da Uefa, em 2002/03 e da Uefa Champions League em 2003/04. Em seguida, o português conquistou ainda a Uefa Champions League de 2009/10 pela Inter de Milão e a Uefa Europa League pelo Manchester United, este seu último título continental, em 2016.

Confira abaixo uma lista com todas as finais europeias disputada por José Mourinho:

Celtic 2 x 3 Porto - Copa da Uefa 2002/03

Porto 3 x 0 Mônaco – Uefa Champions League 2003/04

Milan 1 x 0 Porto – Supercopa da Uefa 2003

Inter de Milão 2 x 0 Bayern de Munique - Uefa Champions League 2009/10

Bayern de Munique 2 x 2 Chelsea (5 x 4 nos pênaltis) – Supercopa da Uefa

Ajax 0 x 2 Manchester United – Uefa Europa League 2016/17

Real Madrid 2 x 1 Manchester United – Supercopa da Uefa 2017