<
>

Uefa aprova novo formato da Champions com mais clubes, grupo único e 'Final Four'; veja mudanças

Uefa aprovou o novo formato do torneio nesta terça-feira (10) e será válido a partir da temporada 2024-25


A Uefa aprovou nesta terça-feira (10) o novo formato da Champions League. O modelo será válido para a temporada 2024-25. Foi definido o critério para a seleção dos quatro times a mais que a liga terá na fase de grupos - de 32 para 36.

Além disso, ficou definido que cada equipe disputará oito partidas com equipes diferentes em suas chaves, na chamada 'liga', o popular 'modelo suíço'. Em um primeiro momento, foi estipulado que cada clube jogasse 10 partidas.

A entidade resolveu adotar um critério diferente dos atuais para selecionar as quatro novas equipes. Ao invés do tradicional ranking de federações ou coeficiente de clubes, a Uefa irá escolher de maneira distinta. Apenas uma delas irá para uma das federações top 5: o terceiro colocado com o quinto maior coeficiente será contemplado.

Outra vaga será para um clube que vier do chamado 'Caminho dos Campeões'. Essa fase de playoffs terá somente campeões nacionais de suas respectivas federações. Serão cinco lugares nesse lado da chave.

Os outros dois postos serão definidos de acordo com os desempenhos das federações no ano anterior à Champions. Os dois clubes dos países que tenham as melhores médias de pontos por jogo ficarão com as vagas restantes.

Veja abaixo o critério utilizado pela Uefa para a distribuição das quatro vagas:

  • Uma vaga para a o terceiro colocado da liga em que a federação estiver na quinta posição do ranking da Uefa

  • Uma vaga para o campeão nacional que tenha vindo da fase de playoffs, chamada de 'Caminho dos Campeões'

  • Duas vagas para os países em que os clubes em disputa tenham a melhor média de pontos por jogo

No novo modelo, os oito melhores classificados estarão diretamente nas oitavas. Os outros 16 - do 9º ao 24º - disputarão um playoff valendo oito vagas. Assim, os 16 restante encabeçarão as oitavas. O mata-mata, agora com chaveamento pré-definido e não mais sorteio, segue, até o momento, o atual formato, com partidas de ida e volta e final em jogo único. No entanto, é estudado um possível 'final four', com os quatro semifinalistas realizando um quadrangular em sede única.

As datas da fase chamada de 'liga' também tiveram o período de disputa confrimado. Os oito jogos que cada clube disputará serão ao longo de 10 semanas, ou dois meses e meio. As partidas serão disputadas no meio de semana para não bater com o calendário nacional de cada time.

"Estamos convencidos de que o formato escolhido atinge o equilíbrio certo e que melhorará o equilíbrio competitivo e gerará receitas sólidas que podem ser distribuídas aos clubes, ligas e ao futebol de base em todo o nosso continente, aumentando o apelo e a popularidade das nossas competições de clubes. A classificação permanecerá puramente baseada no desempenho esportivo e o sonho de participar permanecerá para todos os clubes", disse Aleksander Ceferin, presidente da Uefa.