<
>

Sem Champions, Liga das Nações e Euro: Seleção da Rússia e clubes russos são excluídos de torneios Uefa na próxima temporada

Punição máxima à Rússia e aos times de futebol russos foi confirmada nesta segunda-feira (2) pela Uefa


A Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) anunciou nesta segunda-feira (2) que clubes russos não irão participar de competições europeias na próxima temporada.

Em fevereiro deste ano, a entidade já havia comunicado a suspensão de representantes russos em seus torneios, por conta da invasão da Rússia à Ucrânia.

O país não terá times participantes na Champions League, Europa League, Conference League ou torneios de base, tanto na categoria masculina quanto feminina.

Segundo a Uefa, "o mecanismo que define os classificados às competições será reequilibrado de acordo com os princípios estabelecidos nos regulamentos dos torneios".

Além disso, a seleção russa será proibida de participar da próxima edição da Liga das Nações.

A nação ficará automaticamente em 4º lugar no grupo B e será desclassificada após o final da fase de grupos.

O país também não participará da Eurocopa feminina, das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo feminina, em 2023, e da Eurocopa sub-21.

Ao fim, a entidade informou que classificou como "não elegível" a candidatura da Rússia para sediar a Eurocopa de 2028 ou 2032.

A decisão teve como base o artigo 16.2 do Regulamento de de Candidaturas Finais e Fase Finais da Uefa, que afirma que "cada candidato deve assegurar que não atua de forma a colocar a Uefa, qualquer representante ou o futebol europeu em descrédito"