<
>

Com primeiro tempo 'perfeito', Fluminense goleia Resende e conquista a Taça Guanabara

Fluminense goleou o Resende por 4 a 0 em Volta Redonda e conquistou o título da Taça Guanabara com uma rodada de antecedência


O Fluminense é campeão da Taça Guanabara de 2022. Neste sábado (5), o Tricolor das Laranjeiras goleou o Resende por 4 a 0 no Raulino de Oliveira, abriu 7 pontos de vantagem para o vice-líder Flamengo e levantou a taça com uma rodada de antecedência.

Podendo garantir o título em caso de vitória, o Fluminense construiu o resultado com primeiro tempo praticamente perfeito. Logo no primeiro minuto, aproveitando erro na saída de bola, Cano acertou passe na medida para Nonato, que rolou para Jhon Arias, na pequena área, empurrar a bola para o gol vazio.

Pouco depois, aos 4 minutos, o Tricolor das Laranjeiras ampliou a vantagem com Martinelli. Após lançamento preciso de Paulo Henrique Ganso, Arias invadiu a área, driblou o goleiro Jefferson Luis e rolou para o volante finalizar para o gol aberto, balançando a rede em seu 80º jogo pelo clube.

Já na reta final da primeira etapa, o Fluminense abriu seu terceiro gol de vantagem. Aos 37 minutos, Ganso quebrou a linha defensiva com mais uma bola enfiada e deixou Nonato na cara do gol. O camisa 8 bateu com desvio na defesa e levou a equipe para o intervalo com 3 a 0 no placar.

Se a torcida já gritava ‘é campeão’ no primeiro tempo, na etapa final bastou confirmar o resultado. Aos 13 minutos, após cruzamento de Samuel Xavier pela direita, Cano tentou a finalização e acabou furando, mas a bola bateu em Heitor e entrou lentamente na meta. O gol foi marcado como contra do zagueiro do Resende.

Com quatro gols de vantagem e uma goleada construída, o Fluminense diminuiu o ritmo até o apito final. Alguns jogadores, como Germán Cano e Ganso, foram substituídos para receber aplausos dos mais de seis mil torcedores presentes no Raulino de Oliveira, já em ritmo de festa. O Resende até acertou uma bola na trave, mas o placar não se alterou.

Goleada histórica

Com o placar de 4 a 0 aplicado em Volta Redonda, o Fluminense iguala sua maior goleada na história diante do Resende. No Campeonato Carioca de 2020, o Tricolor superou o adversário pelo mesmo placar, a maior diferença no confronto em 13 partidas.

Cinco anos depois

Ao vencer o Resende, o Fluminense garantiu o título da Taça Guanabara com uma rodada de antecedência exatamente no aniversário de cinco anos da última conquista. A última vez que o Tricolor das Laranjeiras havia vencido o torneio foi em 2017, batendo o Flamengo na final, nos pênaltis, justamente no dia 5 de março.

Situação na tabela

Com o resultado, o líder Fluminense chega a 27 pontos e não pode mais ser alcançado por Flamengo (20 pontos) e Vasco (19). O Resende fica na 5ª posição com 12 pontos e não pode mais se classificar para as semifinais do Campeonato Carioca.

Próximos jogos

Pela 11ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca, o Fluminense recebe o lanterna Boavista no próximo domingo (13). Antes, na quarta-feira (9), a equipe de Abel Braga recebe o Olimpia, do Paraguai, pela terceira fase da Conmebol Libertadores.

O Resende joga apenas no domingo, quando visita o Vasco tentando confirmar a classificação para a Taça Rio, disputada pelos times que ficarem entre 5ª e 8ª posições.

Ficha técnica

RESENDE 0 x 4 FLUMINENSE

GOLS: Arias, Martinelli, Nonato e Heitor [contra] (Fluminense)

RESENDE: Jefferson Luis; Juninho (Ben-Hur), Joanderson (Gabriel Peixoto), Heitor e Douglas; João Felipe (Medina), Emanuel Biancucchi, Brendon (Felipe Souza) e Igor Bolt; Jeffinho e Macena (Bismarck). Técnico: Sandro Sargentim

FLUMINENSE: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Manoel, Luccas Claro e Pineida; Wellington (Felipe Melo), Martinelli, Nonato e Ganso (Willian); Arias (Nathan) e Cano (Luiz Henrique). Técnico: Abel Braga