<
>

Fifa recebe pedido para reabrir mercado a jogadores que deixarem a Rússia, diz jornal

play
'Estou tentando tirar o máximo de pessoas da Ucrânia', diz Júnior Moraes em sua chegada ao Brasil (1:01)

Atacante do Shkahtar Donetsk e da seleção ucraniana, Júnior Moraes desembarcou nesta quinta-feira (3) (1:01)

Associação Polonesa de Futebol pediu à Fifa a reabertura do mercado russo para que jogadores possam deixar o país e atuar em outra liga


Em meio à indefinição quanto ao futuro do futebol russo, a Fifa pode abrir a janela de transferências na Rússia de forma emergencial para que jogadores possam deixar o país por conta da Guerra contra a Ucrânia, segundo o jornal britânico The Guardian.

Segundo a publicação, a entidade recebeu uma carta da Associação Polonesa de Futebol pedindo a reabertura do mercado russo, que fechou recentemente, como normalmente acontece a cada temporada. Segundo a entidade da Polônia, a atitude beneficiaria centenas de jogadores estrangeiros na Rússia.

Nos últimos dias, alguns estrangeiros no futebol russo já deixaram seus clubes. É o caso do zagueiro ucraniano Yaroslav Rakitskiy, com mais de 100 partidas pelo Zenit, que rescindiu seu contrato em comum acordo com o time de São Petersburgo. Vários outros atletas e técnicos, não somente ucranianos, devem seguir o mesmo caminho.

Com a desvalorização do rublo (moeda russa) por conta do conflito com a Ucrânia, os clubes estão tendo dificuldade para honrar os contratos dos jogadores, firmados em euros. Com uma reabertura do mercado, os atletas podem rescindir, buscar um novo contrato em outro país e dar prosseguimento à carreira de forma imediata, já que a próxima janela de transferências abrirá somente em julho.

Segundo o site holandês Voetbal International, a FIFPro, sindicato mundial dos jogadores profissionais, solicitou à Fifa que os atletas estrangeiros que jogam na Rússia possam rescindir seus contratos de forma unilateral com os clubes. Porém, sem uma reabertura da janela, eles teriam de esperar até julho para atuar por um novo clube mesmo se conseguirem liberação dos acordos.

play
2:22

Em chegada ao Brasil, Júnior Moraes relembra momentos de tensão na Ucrânia: 'Era uma pressão psicológica muito grande'

Atacante do Shakhtar Donetsk e da seleção ucraniana, Júnior Moraes desembarcou no Brasil nesta quinta-feira (3)