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ESL e FACEIT são compradas por grupo apoiado pelo governo da Arábia Saudita

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ESL e FACEIT são compradas pelo valor de US$ 1,5 bilhão por grupo apoiado pelo príncipe herdeiro Mohammad bin Salman, soberano da Arábia Saudita; Compra é oficializada na última segunda-feira


Pegando a comunidade dos esportes eletrônicos de surpresa na última segunda-feira (24), o mercado foi impactado com a compra bilionária da ESL e FACEIT, onde foram fundidas e vendidas pelo valor de US$ 1,5 bilhão (na cotação atual em R$ 8,22 bilhões). A compra foi efetuada pela Savvy Gaming Group, empresa de games e esportes pertencente ao fundo de investimentos do príncipe herdeiro Mohammad bin Salman, soberano da Arábia Saudita.

Anteriormente, tanto ESL e FACEIT operaram de forma distinta com suas próprias ligas e produções.A venda foi confirmada pela própria ESL em nota divulgada nas suas redes sociais. A produtora confirmou o valor de venda de US$ 1 bilhão, enquanto a FACEIT custou US$ 500 milhões.

Segundo o comunicado da ESL, a empresa afirmou que ambas as empresas continuarão operando da mesma forma com suas próprias funções.

A FACEIT ainda dará o acesso para subir de rankings e jogar a FPL, enquanto a ESL seguirá com o seu planejamento de torneios e ligas. Serão incluídas novas diretrizes e objetivos sobre a carreira de novos jogadores e o caminho que vão trilhar nos esports, além de democratizar mais os jogos para fortalecer mais regiões até que cheguem em um nível global. Veja a nota divulgada pela ESL na íntegra:

"Mostraremos aos jogadores seu 'caminho para o profissional' e o progresso que eles fazem. Descobriremos estrelas em ascensão. Vamos alargar a nossa oferta de competições online e integrá-las diretamente nos circuitos de equipes profissionais. Nosso foco será desenvolver programas de treinamento e aprendizado fortes em nível amador, ao mesmo tempo em que usamos nossas transmissões profissionais de e-sports para elevar e contar as histórias de times e jogadores em ascensão.

Apoiaremos mais jogadores, em mais regiões, ajudando no desenvolvimento da base e das cenas locais para que elas possam ocupar seu lugar em uma comunidade global. Para permitir uma verdadeira competição global, estamos misturando o jogo online com eventos amadores e profissionais de LAN, construindo um nível de base estável. Organizadores de torneios independentes serão apoiados na construção de suas competições locais e também representação global.

Também desenvolvemos ainda mais nossas ferramentas e tecnologia para dar a todos um acesso a ambientes competitivos, tranquilos e justos. A competição só é legitimada através de experiências iguais e justas para todos os jogadores. Continuaremos a desenvolver agressivamente nossa infraestrutura de servidores, ferramentas de torneio e soluções anti-cheater em vários jogos para fornecer condições equitativas. Essa tecnologia continuará acessível a todos gratuitamente."