<
>

Steam Deck é a segunda empreitada da Valve no mercado de consoles

Steam Deck, console híbrido da Valve Divulgação/Valve

A Valve anunciou nesta quinta-feira (15) o Steam Deck, uma combinação entre videogame portátil e computador capaz de rodar a biblioteca de jogos da Steam. A novidade será lançada em dezembro deste ano nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e União Europeia. O Brasil não está na lista inicial. Demais localidades receberão o aparelho em 2022.

O Steam Deck segue um formato bastante semelhante ao Nintendo Switch: pode ser usado como um videogame portátil ou conectado a uma TV por uma base (vendida separadamente). Diferente do Switch, você pode conectar um teclado e um mouse para aprimorar sua jogabilidade quando usar na base.

Suas especificações técnicas trazem uma tela LCD de 7 de polegadas com resolução de 1280×800, CPU da AMD com arquitetura Zen 2 (4 núcleos e 8 threads) de 2.4-3.5 Ghz e 448 GFlops FP32, GPU da AMD, com arquitetura RDNA 2 CUs de 1.0-1.6 Ghz e 16GB de RAM LPDDR5. O Steam Deck terá bateria de 40 watts-hora e 670 gramas de peso.

A pré-venda começa nesta sexta-feira (16) às 14:00 horário de Brasília neste site com os seguintes preços:

É a segunda empreitada da Valve no mundo dos consoles. A empresa lançou em 2015 os Steam Machines, PCs personalizados que tinham as configurações aprovadas pela Valve e sistema operacional baseado em Linux.