<
>

Conheça quais são os periféricos usados por REZ, Xantares, hampus e outros jogadores

TabseN é jogador profissional de CS:GO pela BIG HLTV

Neste domingo (13), a Betway Esports liberou um guia do setup dos sonhos dos maiores jogadores de CS:GO, Fortnite, Valorant e R6. A empresa reuniu mais de 100 jogadores das organizações nas quais ela está envolvida para encontrar as configurações de periféricos mais usadas entre os profissionais das principais modalidades de FPS ao redor do mundo.

É bom lembrar que a pesquisa pela Betway não busca impor regras de quais periféricos devem ser usados para alcançar o topo, afinal marcas mais em conta para a realidade brasileira como Fallen Gear e Redragon podem ser mais acessíveis e possuem periféricos de qualidade.

COUNTER-STRIKE: GLOBAL OFFENSIVE

A lista conta com a preferência dos jogadores famosos do competitivo de CS:GO como REZ, Plopski, hampus, XANTARES, tiziaN, tabseN, syrsoN, k1to entre muitos outros. A Betway disponibilizou infográficos que, além das preferências, também mostram o preço dos periféricos e as marcas favoritas entre os jogadores.

Entre os profissionais do título FPS da Valve, a empresa suíça Logitech vem ganhando força na preferência de mouses devido a sua linha de qualidade de mouses sem fio, com a linha G Pro sendo referência - e também um dos preferidos para o jogo.

Enquanto isso, a preferência por teclados e headsets fica para os produtos da HyperX. Além de ser dominante na escolha por bons mouses, a Logitech também traz seus mousepads como opção favorita dos jogadores profissionais.

FORTNITE

Acompanhando toda a complexidade que torna o battle royale da Epic Games um jogo pesado quando comparado a Counter-Strike, os equipamentos favoritos dos jogadores profissionais da modalidade também mostram-se mais “salgados” em relação ao FPS da Valve.

Dando preferência a periféricos que raramente são encontrados no Brasil, é comum ver os profissionais de Fortnite investindo em equipamentos como mouses mais leves que o comum, assim como teclados menores e mousepads maiores - talvez a preferência aconteça por conta dos longos movimentos realizados pelos jogadores para fazer suas construções.

VALORANT

Quando olhamos para as preferências dos jogadores profissionais do FPS tático lançado pela Riot Games no último ano, as escolhas não são tão diferentes das feitas pelos profissionais do CS:GO - principal concorrente de Valorant.

Segundo a pesquisa, para jogar o game que exige pouco das máquinas também não é necessário gastar rios de dinheiro em periféricos. Com grande parte dos jogadores tendo migrado do próprio título da Valve (e também de alguns outros), as escolhas acabam sendo bem parecidas, com Logitech e HyperX dominando no quesito mouse, teclado e headset junto da Zowie dominando a preferência por mousepads.

Produtos da Fallen Gear e Redragon também voltam a aparecer como opções mais em conta.

RAINBOW SIX SIEGE

Seguindo a mesma linha que CS:GO e Valorant, os profissionais de Rainbow Six Siege também dão mais atenção aos periféricos da Logitech e também tem outras marcas como Steelseries e Razer como preferências para teclados.

A empresa ainda debateu com um fisioterapeuta de uma das grandes organizações de esports brasileiro, como que mouses leves e de respostas rápidas, ajudam os profissionais a evitarem lesões no seu dia a dia.

“Existem tecnologias que são pensadas para minimizar possíveis lesões e aumentar a resposta do atleta que passa muito tempo praticando na frente do computador”, afirma o profissional de saúde. “Independentemente dos benefícios, não é legal forçar o uso, até porque, se o atleta está acostumado com um equipamento mais pesado, não adianta entregar algo leve na mão dele, a performance não vai ser a mesma”.

Mais informações você pode conferir no site oficial da Betway, com os infográficos completos para CS:GO, Fortnite, Valorant e R6.