<
>

Incluindo Gran Turismo: Simuladores são o foco de evento olímpico de esports do COI

play
"As boas energias que isso cria, é uma coisa que não consigo colocar em palavras", diz Pietro Fittipaldi (2:02)

Pietro Fittipaldi comenta sobre o apoio que recebeu da comunidade de esports (2:02)

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quinta-feira (22) seu novo evento oficial de esportes eletrônicos. Batizado de Olympic Virtual Series, o evento não terá modalidades como Counter-Strike, Dota ou League of Legends, pois seu foco é em simuladores esportivos.

“Olympic Virtual Series é uma experiência nova e única que pretende se conectar diretamente a novas audiências dentro dos esportes virtuais”, disse Thomas Bach, presidente do COI.

O novo evento está programado para acontecer entre 13 de maio e 23 de junho e pretende juntar “entusiastas de jogos eletrônicos de todo o mundo que passam a fazer parte do Movimento Olímpico e promovem o desenvolvimento de desporto físico e não físico, de acordo com as recomendações da Agenda Olímpica”, segundo o COI.

ESPORTE VIRTUAL E REAL

O Olympic Virtual Series é a união de diversas federações internacionais e produtoras de jogos, que promoverão torneios moldados para suas modalidades. No primeiro evento, teremos:

• Confederação Mundial de Beisebol e Softbol (WBSC) com o game eBaseball Powerful Pro Baseball 2020, da Konami;
• União Ciclista Internacional (UCI) com Zwift, game no qual o jogador usa uma bicicleta especial para controlar seu avatar no mundo virtual;
• Federação Internacional de Remo (FISA) com evento aberto; • Federação Internacional de Vela (WS) com o simulador de regatas Virtual Regatta;
• Federação Internacional do Automóvel (FIA) com o popular simulador Gran Turismo Sport, da Polyphony Digital;

Novas modalidades estão programadas para eventos futuros de federações internacionais de Taekwondo e Tênis.