<
>

Guia da LBFF: saiba as escalações, formato e equipes que disputam a quarta edição do campeonato

play
Chat Aberto: Bruno 'PlayHard' abre as portas da mansão da LOUD (10:31)

O empresário também fala sobre as novidades que chegam em breve na equipe, Thurzin e a possibilidade de entrar em outras categorias dos esports (10:31)

Erramos: O valor do campeão foi informado errado e a notícia foi corrigida.

Principal campeonato nacional de Free Fire, a LBFF começa neste sabádo (23), com 16 equipes disputando o troféu da competição. Com o formato reformulado e mudanças na pontuação de abates, o torneio promete mais uma edição emocionante para a história do competitivo brasileiro.

Ainda sem campeonato internacional confirmado pela Garena, o torneio nacional tem a premiação total de 745 mil reais.

O campeonato será transmitido nos canais oficiais do campeonato no YouTube e Booyah.tv aos sábados e domingos entre os dias 23 de janeiro e 4 de abril.

Sabendo da importância do campeonato, a ESPN Esports Brasil preparou um guia completo sobre todas as 18 equipes que disputam o título da competição. O primeiro colocado receberá R$ 105 mil desse montante.

Conheça as equipes:

TEAM LIQUID

Atual campeão da América Latina, a Team Liquid manteve seu elenco vencedor e trouxe reforços de peso para formar o elenco com seis jogadores. Liberado para voltar a jogar pela Garena após o banimento por aliciamento, o capitão PEU volta a Cavalaria para ser a principal referência dentro de jogo.

Além de PEU, a Liquid fez a contratação de mvR, jogador da Seleção da LBFF 3 e principal nome do surpreendente Santos da temporada passada, que passou por um desmanche e vendeu a vaga na elite do Free Fire brasileiro para a Fluxo, equipe criada por Nobru e Cerol.

ELENCO: LUUUKING
Boss
MARTINS
LukasTD
mvR
PEU

B4 Esports

Apesar de se desfazer do acordo com o Flamengo Esports, a B4 seguiu com seu elenco e vaga na elite do Free Fire brasileiro. Após negociar o trio MODESTIA, DeadGOD e Rei com a Vivo Keyd, a organização buscou PÃO e R7xy como reforços para a próxima temporada.

Com um elenco reformulado, a B4 tem a difícil missão de alcançar o topo da LBFF4 e se classificar para as finais da competição.

ELENCO:

R7xy
KaueLOK
PÃO7
MINUZZI
MISTICO

Black Dragons Esports

Mesmo com a saída de OTREMBB, a Black Dragons não saiu perdendo na janela de transferências e buscou a contratação de LEVELUP, campeão mundial pelo Corinthians em 2019. Repondo a altura sua principal peça, os Dragões buscam a conquista da primeira LBFF da história da organização.

Tentando repetir o desempenho da C.O.P.A Free Fire, a Black Dragons precisa buscar forças no torneio de meio do ano para chegar ao topo da tabela no principal campeonato nacional.

ELENCO:

Jubinha
Phoenix23
PEDRO.RS
YAN7
LEVELUP

Corinthians

Depois da crise do Immortals Gaming Club, o elenco do Corinthians foi desmanchado e apenas JAPA e Nego seguiram na organização. Seguindo a fórmula de apostar em novos talentos, o time de Itaquera foi do céu ao Inferno desde sua criação. Depois de um 2019 perfeito, vencendo o campeonato Mundial de Free Fire no Rio de Janeiro, o 2020 da escalação de Nobru e cia não chegou perto do ano anterior e quase ficou de fora da Free Fire Continental Series.

Sem Nobru, melhor jogador do mundo em 2019 e cara da organização, o Corinthians precisa se renovar dentro de jogo e fora também, para manter o “bando de loucos” na torcida.

ELENCO:

OUSADO
Razure
JAPA04
VgzinnN
Negoo

Cruzeiro Esports

Além de conseguir segurar o duo “CEBOTIVA”, cobiçados por diversas equipes no cenário brasileiro de Free Fire, o Cruzeiro buscou o reforço do OTREMBB, destaque da Black Dragons eSports na última temporada.

Vale destacar que a equipe mineira sofreu durante a fase regular sem a presença de CEBOLINHA, banido por matchfixing em jogos ranqueados dentro do Free Fire. Com o jogador de volta a ativa na escalação, o Cruzeiro finalizou o Play-In da Free Fire Continental Series na primeira colocação. ELENCO:

NATIVA
CEBOLINHA
OTREMBB
IGZINN
HORUS
VITTIN

Flamengo Esports

Além do Santos, que fez parceria com a Real para se manter na elite do Free Fire brasileiro, o Flamengo também usou desse artifício para continuar na LBFF. Depois do fim do acordo com a B4, o time do Rio de Janeiro perdeu seus jogadores e a vaga no campeonato. Após o anúncio da parceria com KPA, recém promovida da Série B, o rubro-negro carioca segue para a disputa da quarta edição do torneio.

Apostando em um mix completamente novo de jogadores, o Flamengo busca o sucesso da etapa passada, quando ainda tinha o acordo com a B4.

ELENCO:

TKSHY13
Raposo
PORCÃO
NandoX
Lipaulo
JM777

Fluxo

Organização novata no Free Fire, o Fluxo nasceu da ideia de Nobru e Cerol em fundarem uma equipe focada para formação de talento, principalmente das favelas do Brasil. Trazendo JapaBKR, MVP da LBFF 1, para a primeira formação do time, o “apelão” também aposta nos talentos de Syaz, GODKILL e F4K.

Sem qualquer retrospecto recente da formação, o desempenho do Fluxo na LBFF 4 é uma incógnita para todos. Apesar da fase ruim de Nobru, é inegável que se o jogador recuperar sua forma de 2019, têm de tudo para levar a organização para o primeiro título da história e se tornar o único proplayer e dono da própria equipe campeão de um torneio oficial do Brasil.

ELENCO:
Nobru
JapaBKR
Syaz
GODKILL
F4K

FURIA

Tendo na figura de memgod, participante da seleção do ano de 2020, o principal pilar de desempenho da equipe, a FURIA reformulou sua escalação e foi ao mercado para reforçar seu elenco.

Além de one9, destaque do ano passado pelo Santos Esports, a FURIA apostou no talento de Field e Bolin7. Fora da disputa da Free Fire Continental Series e terminando o campeonato na beira da zona de despromoção, a organização busca mudar o rumo e atingir o topo da tabela na LBFF 4.

ELENCO:
one9
memgod
Field
Biel7
Bolin7

GOD eSports

Mantendo praticamente o mesmo elenco da temporada passada, a GOD Esports contou com o grande reforço de FIXA, ex-jogador do Corinthians e MVP da Free Fire Pro League, para ser o pilar e capitão para os jovens talentos na equipe.

Focando sempre em nomes pouco renomados no cenário, a GOD busca a fórmula certa para chegar ao topo da tabela e conquistar seu primeiro campeonato nacional.

ELENCO:

GNERALXX
alok10
PATO
LUFFYXX
JAPEX10
FIXA

INTZ

Carregando a intrepidez no nome, a INTZ se reformulou e conta apenas com alguns nomes responsáveis pela despromoção na LBFF 3. Apostando em novos talentos, a INTZ contratou VAZILY da Vivo Keyd para reforçar o elenco.

Buscando um desempenho melhor que o do ano anterior, a INTZ tenta repetir o sucesso da equipe de League of Legends e conquistar a primeira estrela no peito do uniforme intrépido.

ELENCO:
VAZILY
Lukaskn
ITALO.$
Moreira
Guerra

LOUD

Campeões da Copa América no começo da temporada 2020, a LOUD não obteve o mesmo desempenho do torneio continental no resto do ano. Caindo para a série de promoção na LBFF 3, a organização voltou ao eixo e garantiu a permanência na elite do Free Fire.

Com a ausência de Sharin, a LOUD se reforçou com Cauan, MVP da LBFF 3 e Revelação do ano no Prêmio Esports Brasil, sendo um dos principais reforços da janela de transferências do Free Fire brasileiro. Além do novato, a organização manteve o elenco do ano anterior.

ELENCO:
Will
ViniZx
Cauan7
Brabox
Noda
Kroonos

META Gaming

Recém promovida à elite do Free Fire, a META Gaming é a única e primeiro time latino americano presente na LBFF. Apostando em cinco talentos brasileiros, a organização paraguaia tem o objetivo de se manter no campeonato e se afastar da zona de despromoção.

Jogando com um nível muito alto nas divisões inferiores, a única dúvida que resta sobre o elenco é se o nível vai continuar sendo o mesmo na elite do Free Fire brasileiro.

ELENCO:
NICKOLAS
CAUE
LOST21
GUIMONS
PARANHOS

paiN Gaming

Focados em manter seu elenco, a paiN praticamente não se mexeu na janela de transferências e conta apenas com o reforço de Antunes22, campeão da LBFF 3 jogando pela SS Esports.

Desde 2019 tentando conquistar o campeonato nacional, será que a paiN Gaming finalmente vai levantar a taça da competição nacional?

ELENCO:
BLACK00
Geerty
D3
Ricck
déco
Kayke
Antunes22

RED Canids

Campeã do Gigantes Free Fire, campeonato continental realizado no meio da temporada, a RED Canids foi o único time que não mudou seu elenco durante a janela de transferências, mantendo todas suas peças de 2020 na escalação para este ano.

Se em time que tá ganhando não se mexe, a RED Canids levou a sério o dito popular e vem com o já conhecido esquadrão para a LBFF 4.

ELENCO:
Alemão
DEXTER
Morato
Wanheda
MADANZA
ChefãoZp

Santos e-Sports

Após acordo de parceria com a Real, recém promovida da Série B, o Santos vendeu sua vaga “original” para a Fluxo e adicionou os jogadores da organização parceira ao seu elenco. Com apenas LOBATO remanescente da antiga formação, o Santos foca nos talentos para tentar mais um ano mágico.

Único jogador do Santos na seleção da LBFF 3, mvR foi contratado pela Team Liquid como grande reforço da temporada. Reforçando a SS, MAXSWELL também deixou o alvinegro praiano.

ELENCO:
LOBATO
FON
RUSH
RUANx5
GUSZ

SS ESPORTS

Campeã da última etapa da LBFF, a SS não conseguiu segurar seus principais jogadores do elenco que surpreendeu o Brasil no último ano. Revelação do ano no Prêmio Esports Brasil e MVP da LBFF 3, Cauan se transferiu para a LOUD. Pão e Antunes deixaram a organização e foram contratados por B4 e paiN, respectivamente.

Primeira mulher a ser campeã de uma liga oficial no Brasil, Taami deixou a SS e foi contratada pela Las Grandes, equipe feminina da Los Grandes. Apostando em novos talentos, a organização busca repetir a fórmula do ano anterior, sem as peças necessárias para a conquista.

ELENCO:
THUZÃO
MAXSWELL
Aranha
LEAL7
Mts007
BIRINO

Team oNe

Campeões da Série B, a Team One construiu uma equipe jovem e cheia de talentos, algo que está dentro do DNA da organização com as histórias de sucessos no League of Legends e Rainbow Six, que conquistaram suas respectivas vagas na elite e foram campeões com nomes desconhecidos.

Basta saber se a fórmula de sucesso vai se repetir no Free Fire, onde a elite se mostra um terreno extremamente complicado para jogadores novatos.

ELENCO:
BRUNO 77
VN10
VTRx
Drzzy
Azay

Vivo Keyd

Com a reformulação do elenco, a Vivo Keyd se mexeu na janela de transferências e trouxe MODESTIA, jogador presente na seleção da LBFF3, para a nova escalação da organização. Além do destaque da temporada passada, AUTOBOOT, DeadGOD e Rei completam o elenco ativo.

Basta saber se a reformulação na equipe trará o mesmo bom desempenho do ano anterior, no qual a equipe figurou o top 2 nacional e se classificou de forma automática para a Free Fire Continental Series, principal evento internacional de 2020.

ELENCO:

AUTOBOOT
KBÇÃO
DeadGOD
Reei
MODESTIA