<
>

Fifa 21: Saiba como se defender com sabedoria e evitar a pressão do adversário

O Palmeiras está na decisão da Conmebol Libertadores após suportar forte pressão da equipe do River Plate na noite dessa terça-feira (13). Mesmo com a vantagem de 3 a 0 conquistada na primeira partida realizada na Argentina, o alviverde não soube lidar com a estratégia do adversário e viu o gol de Weverton ser ameaçado nos 90 minutos.

Como fazer para não sofrer tamanha pressão em Fifa 21? Como jogar “com o regulamento debaixo do braço” e jogar tranquilo quando você tem a vantagem do placar? O ESPN Esports Brasil reuniu uma série de dicas e estratégias para que seu time saia vitorioso de campo assim como o time de Abel Ferreira, mas sem o mesmo sofrimento.

FORMAÇÃO

Uma vez que você tenha como objetivo travar o adversário e fazer o tempo passar, seu time deve ter mais jogadores nas duas linhas de marcação. Em Fifa 21, você pode optar por opções como:

4-5-1: Formação clássica de dois zagueiros e dois laterais, protegidos por uma legião no meio-campo. É uma formação que mantém a defesa sólida e “congestiona” as intermediárias. O ataque solitário trabalha como um pivô quando a bola é lançada para o ataque. Este jogador precisa ter fôlego e força para enfrentar os zagueiros adversários.

3-5-2: Assim como a anterior, há uma linha de cinco jogadores no meio-campo para facilitar a posse de bola. Aqui, 3 jogadores de ofício fecham a zaga e dois jogadores na frente dão mais trabalho à defesa adversária em contragolpes.

5-3-2: Uma opção ainda mais defensiva, para momentos em que seu time tem uma vantagem semelhante à do Palmeiras. Porém, não se pode abdicar totalmente do ataque.

ESTRATÉGIA

Além da formação, você pode dar orientações na tela de gerenciamento do time, acessada ante ou durante a partida. Na parte defensiva, a opção “Recuado” não é o ideal, pois permite a posse de bola do adversário. Dê preferência à “Pressão no erro do adversário”, para que seu time cerque e se aproveite de erros de passe do adversário.

No ataque, há duas opções interessantes. A primeira é “Posse de Bola”, no qual os jogadores controlados pela Inteligência Artificial se posicionam para favorecer a posse e troque de passes. A segunda é “Lançamentos”, no qual opção do contra ataque é favorecida.

MARCAÇÃO

Quando o adversário está com a bola, além de evitar os carrinhos desnecessários, há uma dica interessante que você pode aplicar: dobrar a marcação. Ao segurar R1/RB (configuração padrão do controle), seu companheiro que tem um ícone sobre a cabeça cerca o adversário com a bola. Deixe que ele dê o combate e fique na “sobra”.

CONTRA-ATAQUE

O Palmeiras teve duas chances no jogo contra o River em contra ataques, mas não aproveitou as jogadas. Se o adversário se lança para o ataque, você pode aproveitar a velocidade de seus atacantes para pegar o oponente desprevenido. Coloque pontas rápidos no seu time e faça lançamentos para que eles ganhem na corrida dos defensores.

O QUE EVITAR

Além destas dicas, tem em mente algumas ações que favorecem a manutenção de sua vantagem:

• Evite as faltas perto próximas de sua grande área;
• Não segurar o botão de corrida o tempo todo, pois você cansa seus jogadores; dê preferência ao cerco ao invés de correr atrás;
• Se você estiver pressionado, não tenha medo de “rifar a bola”. Nem sempre é possível sair com a posse da bola de seu campo.