<
>

Com novo aplicativo, Xbox Series X/S geram um novo patamar de interação com os jogadores

play
Veja o unboxing do novo videogame da Microsoft, o Xbox Series X. (2:06)

Rodrigo Guerra revela o que há dentro da caixa (2:06)

Há uma maneira alternativa de se gerenciar (e jogar) no Xbox Series X e S, os novos consoles da Microsoft. A empresa disponibiliza o aplicativo Xbox, disponível para aparelhos com iOS e Android. O app Xbox é permite que possamos controlar os consoles a distância, em celular ou tablet, assim como usar o dispositivo móvel como uma segunda tela.

Uma vez que você use sua gametag (perfil do ecossistema da Microsoft para jogos), tem acesso a diversas opções de gerenciamento do console. Uma vez que você “espelhe” a tela do videogame em seu celular, pode navegar por sua biblioteca, instalar ou remover jogos, além de acessar a loja da Microsoft (com sugestões de jogos e promoções).

O app também permite a interação com seus amigos com seus amigos do Xbox Series X|S, Xbox One e PCs com Windows 10, inclusive durante os jogos. O app tem um sistema de notificação e envio de mensagens. Dá também para gerenciar as telas e os vídeos que você gera dentro dos jogos.

Já a opção de controle remoto se chama Xbox remote play, que permite jogarmos os games do console em no celular, usando o controle sem fio do Xbox ou a tela sensível ao toque dos dispositivos móveis.

COMO CONFIGURAR E USAR O XBOX REMOTE PLAY

Para começar, baixe o aplicativo Xbox na loja de seu sistema operacional (Google Play ou App Store). Entre com o mesmo gametag do seu console.

Na tela principal, toque no ícone do “Console” no canto superior direito e em “Começar agora”. Na sequência, escolha “Configurar um novo console”, caso você seu videogame ainda não esteja configurado com sua gametag, ou “Adicione um console existente”, caso seu videogame esteja pronto. Toque em “Próximo”.

Ligue seu videogame e entre com sua gametag. Com o app aberto, vá até o videogame, escolha “Ativar” quando o processo de conexão com o app começar. Escolha “Testar Reprodução remota” para realizar um teste de conexão. Toque em “Próximo” e “Fechar”. No celular, dê um nome ao videogame e “Próximo”. Conclua em “Comece agora”.

MENU PRINCIPAL

Na tela principal do app Xbox, toque no mesmo ícone no canto superior direito. Surgem 3 opções:

Reproduzir remotamente neste dispositivo: Uma vez iniciado, configure em seu dispositivo móvel um controle via bluetooth caso esteja fora de casa e queira usar o acessório. A conexão terá de ser muita alta e está opção só será viável quando o 5G estiver popular. Caso esteja na mesma rede, pode manter a conexão entre o console e o controle. A tela do seu console se abrira no celular.

Abra o controle remoto: Como o nome diz, você passa controlar o console com o celular. Dá para navegar pelas opções, apertar os botões é usar o teclado do celular. É uma opção interessante para assistir um filme, por exemplo.

Gerenciar os jogos instalados: Aqui, você tem acesso a sua biblioteca de jogos, para saber quais estão instalados, tamanho no disco utilizado e remoção de itens da lista.

O app Xbox é gratuito e funciona em um celular ou tablet com Android versão 6.0 ou superior; no caso da Apple, versão do iOS 10 ou superior; Bluetooth versão 4.0+.