<
>

Campanha AACD Teleton 2020 terá programação exclusivamente voltada para esports

Liga Teleton acontece na noite desta sexta-feira (06) Divulgação/AACD

A noite desta sexta (06) promete muita diversão e um grande marco na história do esports: a programação da campanha da AACD Teleton 2020 terá cinco horas voltadas exclusivamente para o esports, com uma iniciativa chamada Liga Teleton. A agência Avellar é a responsável por dar vida ao projeto, e eles contam com vários parceiros como BBL, Gamers Club, Twitch e SBT Games.

Você pode acompanhar a Liga Teleton nos canais da Twitch, Youtube e Facebook do Teleton hoje às 19h. A live contará com a presença de grandes nomes do cenário como FalleN, que vai participar com seu projeto chamado FalleN e Amigos - que tem como objetivo incluir pessoas com qualquer tipo de deficiência no mundo do esports -, Matheus Ueta, DeerCheerUp, Lindinho, Reehplays e Gabriel Félix.

ESPORTS PARA TODOS

“O Teleton normalmente tem 30 horas, foram 22 anos de uma programação de 1 dia e meio, por aí, e esse ano, especialmente, vão ser só 8 horas… e as doações esse ano caíram muito e vem caindo ainda mais, então a gente (Avellar) fez uma pesquisa para entender o tipo de perfil do doador da AACD, o tipo de público que engaja nas redes sociais, e entendemos que precisamos nos conectar com o público mais jovem”, comenta Beatriz Patara, Líder de Estratégia Social da Avellar. “A gente precisava criar uma programação para completar essa falta da TV, e além disso, um dos motivos que nos levaram a criar esse projeto é poder mostrar a relevância da AACD, ainda pensando em entretenimento, ainda tendo esse ponto de conexão.”

Além da Liga Teleton, como parte da Campanha AACD Teleton 2020, o SBT Games também promove, de 31 de outubro a 7 de novembro, a Mega Maratona com mais de 120 horas de entretenimento gamer em lives e partidas amistosas entre times de jogadores profissionais. Entre as modalidades que serão exibidas, estão Valorant, com os times da Red Canids e da Team One, CS:GO com os times da BD e Fênix e Rainbow Six Siege, com as equipes da BD e INTZ. Você pode conferir a programação diária completa clicando aqui.

“O diferencial da Liga Teleton é justamente trazer o conteúdo que tenha sinergia com o Teleton, é mostrar a importância da AACD, e como ela cuida dessas pessoas, como ela luta para combater o capacitismo. A gente quer ir além do físico, queremos conseguir permear a vida das pessoas de forma legítima, encontrando pontos de contatos legítimos, trazer para todo mundo a importância de uma reestruturação social em relação às pessoas com deficiência”, ressalta Beatriz. “É muito bacana ver como o esports possibilita que eles mostrem seu potencial, ninguém tá vendo cara enquanto joga, sabe? Não tem limitação nenhuma… eles podem mostrar que são tão bons quanto qualquer outro jogador.”

O projeto, construído a “muitas” mãos, contou com a ajuda e patrocínio de FalleN, jogador profissional de CS:GO e uma das pessoas mais influentes no esports brasileiro, que entrou para somar com o FalleN & Amigos, um projeto para a inclusão de pessoas com qualquer tipo de deficiência no esports, e também contou com o patrocínio da Leroy Merlin, que doou 10 mil reais em vouchers para premiação da Liga Teleton e uma cadeira gamer que será dada ao melhor jogador escolhido por votação popular. Além disso, eles também doaram 300 mil reais para a AACD, para ajudar a instituição.

NOVAS DESCOBERTAS

Algo muito habitual para os usuários da Twitch que consomem esse tipo de conteúdo é fazer doações e ajudar todo tipo de causa, e isso foi algo que a AACD também percebeu, conforme conversa com Edson Brito, superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD.

“Precisamos potencializar o Teleton também no digital para alcançar e conectar novos públicos e novas gerações para que possam também se conectar a nossa causa. As duas ações desse ano, da Liga Teleton e com o SBT Games viabilizará exatamente isso”, comenta Edson.

“A AACD ainda está conhecendo esse público gamer, e acreditamos que eles também ainda estão conhecendo e entendo todo o trabalho e impacto social realizado pela AACD, e é muito legal conversar com eles porque é um público engajado, é um público que não está ali só para jogar e pronto, eles têm esse viés e interesse de se conectar com uma causa”, reforça.

Alguns streamers PCDs já são bastante conhecidos no cenário e ajudam muito a causa e levar toda a inclusão para o mundo do esports, como é o caso de Machadinho, Rafinha, Cadeirante do CS e Firmezinha, que também estão presentes na maratona da Liga Teleton.

JUNTOS POR UMA CAUSA MAIOR

Ao longo do último mês, a Avellar subiu uma hashtag no twitter (#MeuGameNoTeleton) convidando influenciadores a ajudarem a causa e fazer suas doações de itens personalizados, sempre desafiando um ou mais amigos a fazer o mesmo. Organizações como PRG Esports, Vivo Keyd, Rensga Esports e grandes nomes do cenário como Code Blackoutz, FalleN, Boltz entre outros fizeram suas doações e esses itens serão utilizados para incentivar as doações durante a live da Liga.

Após a Liga Teleton, no dia 7 de novembro, às 19 horas, será realizada a edição digital da maratona de doações, onde o público poderá participar ao vivo via chamada de vídeo, falar com os artistas e concorrer a prêmios por meio de jogos interativos.

A Maratona Teleton será apresentada presencialmente por artistas como Boca Rosa, Priscilla Alcantara, Rachel Apollonio, Yudi, pelos padrinhos Celso e Maisa via chamada de vídeo e muitos outros.

O formato irá reunir novamente o tão amado time do Bom dia e Cia, Priscilla, Maisa e Yudi e contará com uma roleta de prêmios e atrações e games como “qual é a música?”, “quem é o famoso?”, “passa ou repassa” e o “Teleton na sua casa”. Além do Youtube e Facebook da AACD e Teleton, a live também será transmitida pelo canal 500 da Claro TV.

Toda a verba arrecadada durante as transmissões será direcionada à AACD, que este ano completa 70 anos. Em 2020, diante de tantas adversidades, o valor necessário de captação de recursos da instituição subiu de R$80 milhões para R$130 milhões até dezembro deste ano. A única possibilidade de atingir esse número alto de doações é em conjunto e contando com todos nós para que, assim, eles continuem a movimentar a vida de milhares de pacientes.