<
>

Do Atari ao Ultimate Team, conheça a trajetória de Pelé nos videogames

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, está completando nada menos que 8 décadas de vida nesta sexta-feira (23). Nascido em 23 de outubro de 1940 em Três Corações, Minas Gerais, o ‘rei do futebol’ é uma das figuras mais icônicas do mundo, principalmente no esporte.

Autor de 1281 gols em 1363 jogos, o ídolo do Santos, New York Cosmos e Seleção Brasileira sempre esteve envolvido com publicidade graças a sua enorme popularidade. Só que além de comerciais e anúncios, o rei se envolveu também com o mundo dos games. Do clássico Atari às cartas do modo Ultimate Team de Fifa, o “atleta do século XX” mostrou que também brilha no mundo virtual.

Vamos viajar pela história de Pelé nos games, para saber como o rei se saiu.

PELE’S SOCCER

Pele’s Soccer é um jogo para o clássico videogame Atari 2600. Foi criado pela empresa Sears em 1980 e se trata de um game de futebol visto por cima. Cada equipe tem três jogadores que se movem juntos na busca pelo gol. Em um comercial para divulgar jogos esportivos para Atari na época (incluindo Pele’s Soccer), Pelé aparece junto com Kareem Abdul-Jabbar (basquete) e Mario Andretti (automobilismo).

PELÉ

Pelé voltou aos gramados virtuais com um game feito pela Accolade em 1993. O game de futebol para Mega Drive tem a visão isométrica do campo, semelhante ao primeiro Fifa (EA Sports).

PELÉ II: WORLD TOURNAMENT SOCCER

Em 1994, a Accolade voltou a campo no Mega Drive para a continuação de seu game de futebol. Chancelado mais uma vez pelo rei, o game manteve a mesma visão do campo de seu antecessor.

ACADEMY OF CHAMPIONS: SOCCER

Pelé ficou 15 anos longe dos videogames até que a Ubisoft lançou Academy of Champions: Soccer para Nintendo Wii criado pela Ubisoft em 2009. No game, criamos um personagem para aprender os macetes do esporte bretão em escola comandada por Pelé. O objetivo é vencer os desafios com equipes formadas por personagens famosos da Ubisoft como Rayman, Sam Fischer e Rabbids.

PELÉ: SOCCER LEGEND

Dos consoles para os dispositivos móveis, Pelé: Soccer Legend é um game com versão para iOS e Android no qual estamos na pele de um jogador treinado pelo rei. Como não poderia deixar de ser, Pelé nos ajuda a marcar o maior número possível de gols.

FIFA

Pelé entrou para a franquia da EA Sports a partir de Fifa 14, como jogador do modo Ultimate Team. Ele fez parte de jogadores clássicos que voltavam aos campos para enfrentar as estrelas atuais. Foi o início do que atualmente é conhecido como ídolos, cards de grandes nomes da história do futebol.

Como Ídolo, a partir de Fifa 18, Pelé passou a ter diversos cards que representam momentos importantes de sua carreia. O melhor card do rei, por exemplo, é de seu momento na Copa do Mundo de 1970, vencida pelo Brasil.

Veja a trajetória de Pelé em Fifa:

DUPLA DE CRAQUES

Em 2014, a Santos TV, promoveu uma seção de videogame de Pelé com seu grande parceiro de Santos, Antônio Wilson Honório, o Coutinho. Os dois craques jogaram Fifa e se divertiram bastante.

REI AO VOLANTE

Até as loucas disputas com carros em um campo de futebol de Rocket League estão homenageando o rei do futebol. Estão disponíveis na loja de itens do game dois elementos cosméticos para você usar em seu carro: as Rodas Pelé e o Adesivo Pelé Octane. Além disso, você pode pegar a Faixa do Jogador Pelé gratuitamente na mesma loja do game.