<
>

Análise: Com modo Carreira robusto, WRC 9 tem tudo para conquistar os apaixonados por rali

play
Nascar tem mais um acidente impressionante e quatro veículos se chocam em alta velocidade (0:10)

Christopher Bell, Ryan Newman, Ryan Preece e JJ Yeley se envolveram no acidente - via @nascar (0:10)

Por mais que o mundo do rali ainda seja dos mais populares para muitos brasileiros, saiba que existe gente séria produzindo games para o gênero - e com objetivos ambiciosos. A Nacon, que passou a tomar conta da franquia WRC em 2015, conseguiu evoluir a franquia de forma gradual a cada lançamento - e o mesmo pode ser dito do próximo capítulo da franquia.

O ESPN Esports Brasil teve a oportunidade de analisar WRC 9: World Rally Championship, que será lançado no dia 3 de setembro para PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One e Microsoft Windows. A nova geração de videogames também terá sua versão de WRC 9 quando disponível (Xbox Series X e PlayStation 5 serão lançados ainda em 2020).

AS NOVIDADES E O FOCO NO MODO CARREIRA

WRC 9 é uma evolução considerável frente ao seu antecessor e tem tudo para cativar os verdadeiros fãs da modalidade.

Um dos pontos altos do game anterior, WRC 8, o modo Carreira, segue firme e forte para ser novamente destaque. Para a versão deste ano, 52 equipes da atual temporada do cenário internacional de rali estão disponíveis, divididas entre as categorias WRC, WRC 2, WRC 3 e Junior WRC.

A Nacon trouxe também três novas provas: Japão, Nova Zelândia e do Quênia. Além disso, será possível correr com 15 carros lendários, entre eles o famoso Audi Qattro A2, pilotado pelo sueco Stig Blomqvist, campeão da temporada de rali, em 1984. São tantas novidades interessantes que o fator “replay” aumenta muito.

WRC 9 tem três opções de jogo que se destacam no modo online: o co-drive, o sistema de clubes (para você criar seu campeonato) e a entrada definitiva da franquia nos esports. O modo co-drive fará com que dois jogadores possam estar em um carro ao mesmo tempo, sendo um deles, o piloto e, o outro, o copiloto. O sistema funciona como nas corridas reais: um deles dirige e o outro passa as coordenadas e direções para o companheiro.

Já a entrada da franquia no mundo do eSports pode significar algo grandioso para a série, que é parceira oficial da categoria. Este modo chegará por meio de uma atualização, que será lançada no mês de dezembro de 2020. O circuito online começará em janeiro de 2021 e se encerrará no final do mesmo ano, com uma disputa presencial entre os oito melhores pilotos. Todo o torneio será patrocinado pela TOYOTA GAZOO Racing.

SIMULAÇÃO CORRENDO PELAS VEIAS

Sabemos que pilotar em um rali é um grande desafio para qualquer jogador que se preza. Estes jogos são diferentes dos outros de corrida, pois é necessário ter uma cadência considerável nos pedais e uma sintonia fina na hora de utilizar o volante.

Não é nada fácil para os jogadores casuais transpor estes obstáculos, mas fique tranquilo. WRC 9 traz dois modos que ajudam o piloto a domar as máquinas em testes. Desta forma, o jogador pode ganhar a experiência no asfalto, na terra e no cascalho, além da neve. Partindo deste princípio, a possibilidade de se dar bem no jogo e ser relevante no cenário de competição cresce bastante. Só que a simulação não fica apenas dentro do carro.

Um fator que pode ser contestado em praticamente todos os últimos games da franquia é a presença de obstáculos próximos à pista. Seja uma árvore ao lado do asfalto, uma cerca de uma fazenda ou até mesmo a quina de uma casa. Se triscar o carro nesses locais, esqueça. Pode dizer adeus a prova, sem contar os danos sofridos pelo veículo. Por isso é importante ter a sintonia fina com o volante. É um exercício de tentativa e erro desgastante e que pode afastar os jogadores mais casuais do título. Por isso, é fundamental que o jogador tenha isto em mente, já que os fatores descritos podem prejudicar demais a verdadeira experiência que o jogo oferece.

Para os que se preocupam com os mínimos detalhes, principalmente os gráficos, WRC 9 fica atrás dos seus concorrentes. É normal que isto ocorra, já que grande parte do tempo e esforço da desenvolvedora foi o de trazer a melhor simulação possível para o jogador. Quem vai jogar nos consoles da futura geração, pode comemorar.

Se você procura um simulador de rali, WRC 9 tem tudo para agradar os verdadeiros fãs. Seja com um modo carreira imersivo, seja com as novidades presentes no modo online.