<
>

Campeonatos oficiais da FIA em Gran Turismo terão telas capturadas por fotógrafos profissionais

play
Aguero dá show em GP virtual de F1 com pilotos; Courtois é melhor entre os 'boleiros', e Arthur do Barça é lanterna (0:12)

Jogadores disputaram a edição virtual do GP da Espanha neste domingo | Instagram @f1 (0:12)

A Getty Images, agência reconhecida mundialmente por seu trabalho na área de fotografia, firmou uma parceria com Polyphony Digital, responsável por Gran Turismo, e proverá fotógrafos profissionais dedicados para os torneios de esports certificados pela FIA do simulador. Assim, a Getty Images se torna a agência fotográfica exclusiva para capturar imagens dos eventos de GT, dentro e fora do mundial virtual.

O ESPN Esports Brasil entrevistou Clive Rose, diretor global de fotografia de esports da Getty Images e autor das imagens que você vê nessa matéria. Para começar, perguntamos a Rose se é possível fazer cliques tão bons quanto na vida real.

O profissional diz que “a Polyphony Digital desenvolveu e incorporou um sistema de câmera totalmente funcional no jogo que permite aos fotógrafos profissionais, como eu, gerar imagens como faríamos na vida real, com controle sobre a velocidade do obturador, controle de abertura e opções de filtro”.

Rose completa: “podemos nos movimentar dentro do mundo do jogo por meio de uma unidade PS4 especializada para se posicionar de uma maneira que permita total liberdade criativa. Em união com a nossa experiência de filmar esportes motorizados no mundo real, isso resulta em uma combinação poderosa”.

Com essas ferramentas em mãos, quais seriam os desafios que existem ao se produzir fotografias em um universo tão diferente da vida real? Rose: “fotografar dentro de um videogame certamente leva algum tempo para se acostumar. Mas a câmera que a Polyphony Digital criou dentro do jogo realmente permite que eu fotografe um evento de corrida exatamente como faria na vida real. Sou capaz de assumir posições semelhantes às de uma pista de corrida e transferir o conhecimento que tenho na vida real para o mundo virtual”.

A Getty tem uma vasta experiência como agência de fotografias e essa entrada no mundo do esporte eletrônico (principalmente dentro do jogo) é algo que endossa a categoria no universo das competições. Perguntamos a Rose se ele acredita que é possível levar essa expertise para outras modalidades dos esportes eletrônicos e o que a agência poderia trazer para esse universo e que ainda é tão carente na área de fotografia.

Rose crê que sim e diz: “os fotógrafos de esportes da Getty Images definem o padrão da indústria e têm uma compreensão profunda dos movimentos e emoções que proporcionam ótimas imagens esportivas. Acreditamos que essa parceria é nosso primeiro passo e continuaremos a expandir nossa presença na fotografia de esports”.

DO REAL PARA O VIRTUAL

Getty Images á atuam no Gran Turismo desde 2019, quando alguns dos seus profissionais geraram imagens do Gran Turismo World Tour nos eventos de Nürburgring, Nova York, Salzburgo, Tóquio e Sydney, além das finais mundiais (Mônaco) em novembro daquele ano.

Atuando neste ano no FIA Gran Turismo 2020, a Getty Images, segundo comunicado, visa “mostrar a beleza e a alegria das corridas simuladas para um público global mais amplo, além da inovação por meio da fotografia esportiva e da criação de imagens no jogo com fotógrafos especializados em esportes motorizados”.