<
>

Retrospectiva: 5 momentos marcantes dos esports em 2019

Mano Brown e MC Jottapê fazem show de abertura de Mundial de Free Fire no Rio de Janeiro Garena Free Fire

2019 foi um ano repleto de surpresas e momentos emocionantes nos esports. A equipe do ESPN Esports Brasil acompanhou tudo de perto, e elencamos nossos momentos preferidos do ano nessa lista.

Vem com a gente conferir os momentos mais marcantes do ano no esporte eletrônico:

1. CODIGUIM? (FREE FIRE)

Sempre digo que Free Fire está para o esport como o futebol de rua com golzinho de chinelos está para o esporte. É a categoria de mais fácil acesso, afinal, todo mundo tem um celular — e a Garena faz questão de que Free Fire funcione em qualquer aparelho do mercado.

Free Fire já chegou quebrando paradigmas e o momento mais marcante foi a grande final do Mundial que no show de abertura mostrou de forma alegórica o que a Garena quer com esse esport no Brasil: reunindo Alok, Mano Brown e MC Jottapê, a produtora mostrou que quer unir tribos, classes sociais e quebrar paradigmas. Quem diria que veríamos o maior astro do rap nacional junto com um funkeiro? Com um DJ reconhecido pela classe média e alta? O título mundial do Corinthians coroou esse esforço e concretizou os desejos mais íntimos da Garena em transformar o Fogo Livre no esport mais popular do Brasil.

— Rodrigo Guerra

2. LÁGRIMAS DE VITÓRIA (FIGHTING GAMES/HEARTHSTONE)

Vou roubar e dizer dois momentos que me marcaram neste ano nos esports.

O primeiro deles aconteceu durante a EVO 2019, na grande final entre SonicFox e Go1 no torneio de Dragon Ball FighterZ. A rivalidade dos dois é conhecida e apreciada pela comunidade, especialmente por ser muito saudável, e Go1 estava precisava se vingar da derrota na EVO do ano passado. Então, quando ele finalmente conseguiu vencer seu algoz este ano e se curvou, trêmulo e em lágrimas, sem acreditar em seu feito, eu só chorei junto.

O segundo foi mais recente, em novembro, quando a jogadora chinesa Liooon venceu a competição de Hearthstone e se tornou a primeira mulher a conquistar um torneio na história da Blizzcon. Na entrevista após a vitória, quando Liooon fala sobre o início de sua carreira, do preconceito que sofreu por ser mulher, e abraça o troféu como se fosse a coisa mais preciosa do mundo, não tem como não se emocionar — principalmente sendo uma mulher que já passou por situações parecidas.

— Daniela Rigon

3. “TUDO SEU” (FORTNITE)

Em julho, a primeira Copa do Mundo de Fortnite marcou os esportes eletrônicos. Assisti meio por acaso o campeonato — que tinha a rivalidade acentuada pelos megalomaníacos 30 milhões de dólares de premiação na final — e me emocionei com o desfecho de K1ng, argentino finalista nas modalidades solo e duo.

A competição Solo premiou mais de 15 milhões de dólares entre seus 100 competidores, e o garoto argentino de apenas 13 anos eliminou estrelas como Tfue em sua trajetória até o 4º lugar na principal disputa da Copa do Mundo. Com isso, K1ng embolsou, sozinho, 900 mil dólares em premiação, mais de 3,6 milhões de reais na cotação atual.

O momento marcante fica por conta de um vídeo após a disputa. O jogador de elite mundial K1ng desmanchou e revelou o menino Thiago Lapp ao abraçar o pai, chorando copiosamente. O pai, segurando-o no colo, repete “tudo tuyo”, “tudo seu” em espanhol, referindo-se ao gigantesco prêmio.

Momento lindo dos esports e da América Latina em 2019 <3

— Evelyn Mackus

4. CLUBES DE FUTEBOL CAMPEÕES NOS ESPORTS

Como um amante nato do futebol, sonho desde sempre em ver clubes desta modalidade tradicional investindo nos esportes eletrônicos - o que vem aumentando de forma gradativa, no Brasil e no mundo.

Nesta temporada os amantes dos esports puderam assistir os dois maiores clubes do País, Flamengo e Corinthians, conquistando pelo menos uma taça em modalidades eletrônicas. Depois de dois vices, o Rubro-Negro soltou o grito de campeão do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) com direito a torcida a favor na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro.

Perto dali, na Arena Carioca do Parque Olímpico, alguns meses depois foi vez do Timão não só levantar o troféu da Pro League de Free Fire, o torneio nacional da modalidade, como também o Mundial, levando a torcida brasileira ao delírio.

— Gabriel Melo

5. BRASILEIROS NO TOPO (PES)

No mundial de Pro Evolution Soccer 2019, disputado em junho na capital inglesa, deu Brasil. A eLiga Sul Stars conquistou o título por equipes batendo a Indonésia Wani na grande decisão do torneio. Composta por Alemão, Ralph e GuiFera, hoje jogador do Barcelona, a equipe trouxe mais um grande título para o nosso país nos games de futebol.

— Ricardo Caetano


E você, concorda com a gente? Deixe um comentário nas nossas redes sociais (Twitter e Facebook) contando seu momento preferido nos esports em 2019!