<
>

Djoko: A evolução do competitivo de League of Legends em nove temporadas

Nos 10 anos de League of Legends, o cenário competitivo evoluiu tanto quanto o jogo Riot Games

Como provavelmente você já está acompanhando, recentemente o League of Legends completou dez anos de vida em outubro e pudemos ver a evolução do jogo no decorrer dessa década. Em relação ao competitivo tivemos nove temporadas oficiais, mas muita coisa mudou: a dinâmica, lutas e escolhas de campeões foram os itens que mais foram alterados com o passar do tempo.

Para entender melhor como aconteceu essa evolução, preparamos uma viagem pela linha do tempo tempo com momentos chave dos campeonatos internacionais que permitem perceber com clareza como foram essas mudanças.

Começamos na primeira final mundial. Realizada na Suécia em 2011, against All authority e Fnatic mostravam um LoL bem diferente do atual.

Dois anos depois, tivemos um encontro épico entre a clássica formação da Gambit Gaming e a equipe coreana da Azubu Frost no primeiro jogo das semifinais da IEM Katowice. As teamfights já eram mais coordenadas e com maior trabalho em equipe.

Já em 2015, o competitivo começava a se assemelhar ao que conhecemos. A final desse ano foi coreana: KOO Tigers e SKT disputaram uma das melhores séries de todos os tempos.

Nos dias atuais, o LoL competitivo está mais dinâmico que nunca: os times rapidamente preparam o mapa, trocam objetivos e iniciam lutas de forma decisiva e criativa. Na recente semifinal do mundial entre G2 e SKT, essa evolução é evidente numa das lutas da quarta partida da série.

Alguns pontos ficam evidentes após passar por essa linha do tempo: o meta competitivo se torna cada vez mais especializado, rápido e agressivo. Times como G2 e SKT entenderam isso, sendo que o time europeu em especial vem forçando os limites de suas composições ao máximo.

Com certeza isso é fonte de inspiração para times de todas as regiões, fazendo-os questionarem paradigmas e crenças, subindo seu nível de jogo. Um cenário competitivo que, temporada após temporada, torna-se mais disputado... e interessante!