<
>

Guia do TI9: Tudo o que você precisa saber sobre o Mundial de Dota 2

O Aegis, cobiçado troféu do The International de Dota 2 Reprodução/Valve

O momento mais aguardado pelos fãs de Dota 2 se aproxima: o The International 9. Com uma premiação de 32 milhões de dólares (e crescendo!), o Mundial do jogo começa na noite desta quarta-feira (14) em Xangai, China, com a fase de grupos.

Mas se você se sente meio perdido, não se preocupe! Neste guia, você confere um pouco mais sobre a premiação, as equipes participantes, o formato do torneio, os horários das partidas.

PREMIAÇÃO

O The International 9 é o torneio com a maior premiação da história dos esportes eletrônicos. Até o momento, o Mundial de Dota 2 distribuirá mais de 32 milhões de dólares — e dizemos “até o momento” pois ela continua crescendo.

Desde a edição de 2013, a Valve utiliza um sistema de “financiamento público” para aumentar o valor da premiação do TI, inicialmente de US$ 1,6 milhão. Através dele, 25% do lucro obtido pela venda do Passe de Batalha (antigo Compêndio), e de seus níveis é revertido para a premiação, que a cada ano supera a edição anterior.

Este ano, o Passe de Batalha começou a ser vendido em 7 de maio. Em 1º de julho, a arrecadação ultrapassou o valor de 25,5 milhões do ano anterior. Em 22 de julho, foi a vez do TI9 ultrapassar os US$ 30 milhões da Copa do Mundo de Fortnite e retomar seu título de evento de esport com maior premiação da história.

OS COMPETIDORES

As 18 equipes que disputarão o TI9 foram definidas por meio do Dota Pro Circuit e de qualificatórias regionais.

Após os dez eventos presenciais do DPC que valiam ponto, se classificaram Team Secret, Virtus.Pro, Vici Gaming, Evil Geniuses, Team Liquid, PSG.LGD, Fnatic, Ninjas In Pyjamas, TNC Predator, OG, Alliance e Keen Gaming.

As seis vagas restantes foram preenchidas pelos times vencedores das qualificatórias regionais: Newbee (ex-Forward Gaming), pela América do Norte; Infamous, pela América do Sul; Chaos Esports Club, pela Europa; Natus Vincere, pela CIS; Royal Never Give Up, pela China; e Mineski, pelo Sudeste Asiático.

Alguns destes nomes não são estranhos ao público que acompanha Dota 2. Depois de dois anos fora do principal torneio do competitivo, a Na`Vi está de volta ao TI. A equipe russa-ucraniana foi a primeira vencedora de um Mundial, mas sofreu uma decaída ao longo dos anos e ficou de fora das edições de 2017 e 2018.

O mesmo aconteceu com a Alliance. O time venceu o TI3, mas passou por uma má fase e não chegava ao TI desde 2016, ficando de fora também em 2015.

Agora, as duas equipes “nostálgicas” se únem a Evil Geniuses, Team Liquid, OG e Newbee na busca pelo bicampeonato — algo nunca visto na história do TI. Por outro lado, Team Secret e Virtus.pro também chegam fortes para levantar o Aegis, enquanto do lado ocidental as favoritas são Vici Gaming e PSG.LGD, principalmente por jogarem em casa.

FORMATO

O The International 9 será dividido em duas partes: a fase de grupos e a fase eliminatória. Na primeira, os competidores foram divididos em dois grupos e jogarão séries melhor de 2 no formato todos contra todos.

No Grupo A, estão Alliance, Chaos, Keen, Mineski, Newbee, PSG.LGD, Liquid, Secret e TNC Predator. No Grupo B ficaram EG, Fnatic, Infamous, Na`Vi, NiP, OG, RNG, Vici e VP.

Ao fim desta fase, os quatro melhores de cada grupo avançam direto para a chave superior dos playoffs, enquanto os outros quatro entram pela chave inferior. O último lugar de cada grupo é eliminado.

A fase eliminatória funcionará em sistema de dupla eliminação, com a primeira rodada da chave inferior sendo uma melhor de 1 — ou seja, tudo ou nada! Todas as outras rodadas, tanto na chave inferior quanto na superior, serão melhor de 3, enquanto a grande final será uma melhor de 5.

Os playoffs também marcam o início do “evento principal” do TI9, que será realizado na Mercedes-Benz Arena e normalmente conta com diversas atividades para o público, além de showmatches e anúncios de novidades para o Dota 2.

AGENDA

Com tantos times competindo, a fase de grupos do TI9 terá diferentes jogos acontecendo ao mesmo tempo a partir da noite desta quarta-feira (14) até a madrugada de sábado para domingo (18). Já a fase eliminatória terá início na madrugada da terça-feira (20), com a grande final prevista para começar às 3h da madrugada de domingo (25).

Tanto a fase de grupos quanto a fase eliminatória serão transmitidas ao vivo e em português no canal oficial do The International 9 na Twitch pela equipe da Beyond the Summit.

Confira a agenda da fase de grupos:

Dia 1
14/08, quarta-feira
22h00 - Secret vs Alliance / Liquid vs Newbee / PSG.LGD vs Chaos / TNC vs KG (A1)
15/08, quinta-feira
00h30 - VG vs RNG / VP vs NIP / EG vs Fnatic / OG vs Na`Vi (B1)
03h00 - Liquid vs Chaos / TNC vs Mineski / PSG.LGD vs KG / Secret vs Newbee (A2)
05h30 - VP vs RNG / EG vs Na`Vi / OG vs Infamous / VG vs Fnatic (B2)
08h00 - Secret vs Liquid / PSG.LGD vs TNC / Alliance vs Chaos / KG vs Mineski (A3)

DIA 2
15/08, quinta-feira
22h00 - VP vs VG / EG vs OG / NiP vs Fnatic / Na`Vi vs Infamous (B3)
16/08, sexta-feira
00h30 - TNC vs Alliance / PSG.LGD vs Newbee / Secret vs KG / Liquid vs Mineski (A4)
03h00 - EG vs RNG / VP vs Na`Vi / OG vs NiP / VG vs Infamous (B4)
05h30 - Liquid vs PSG.LGD / Alliance vs KG / Chaos vs Mineski / TNC vs Newbee (A5)
08h00 - VG vs EG / OG vs RNG / Fnatic vs Infamous / NiP vs Na`Vi (B5)

DIA 3
16/08, sexta-feira
22h00 - Secret vs TNC / Alliance vs Newbee / Chaos vs KG / PSG.LGD vs Mineski (A6)
17/08, sábado
00h30 - VP vs OG / NiP vs RNG / Fnatic vs Na`Vi / EG vs Infamous (B6)
03h00 - TNC vs Chaos / Liquid vs Alliance / Newbee vs KG / Secret vs Mineski (A7)
05h30 - OG vs Fnatic / RNG vs Na`Vi / VG vs NiP / VP vs Infamous (B7)
08h00 - Secret vs PSG.LGD / Liquid vs KG / Newbee vs Chaos / Alliance vs Mineski (A8)

DIA 4
17/08, sábado
22h00 - VP vs EG / NiP vs Infamous / RNG vs Fnatic / VG vs Na`Vi (B8)
18/08, domingo
00h30 - Liquid vs TNC / Secret vs Chaos / PSG.LGD vs Alliance / Newbee vs Mineski (A9)
03h00 - VG vs OG / VP vs Fnatic / EG vs NiP / RNG vs Infamous (B9)