<
>

Mapa, regras e objetivos: Acompanhe a Copa do Mundo de Fortnite na ESPN com nosso guia especial

Fique por dentro da Copa do Mundo de Fortnite Divulgação/Epic Games

A meteórica ascensão do battle royale teve seu auge com Fortnite. O jogo da Epic Games surgiu na onda do sucesso de Playerunknown's Battlegrounds, mas acabou por criar seu próprio espaço junto aos jogadores, se tornando o “rosto” do gênero. Com o crescimento de seu cenário competitivo e o surgimento de influenciadores poderosos como o streamer Ninja, o game se tornou ainda mais importante, e seu mundial será disputado nesta semana: a Copa do Mundo de Fortnite.

Os canais ESPN trarão as emoções do Fortnite World Cup 2019 ao vivo e você não pode ficar de fora. Se você nunca saltou do Battle Bus ou sequer viu uma partida do game, o ESPN Esports Brasil preparou um guia para o fã do esporte acompanhar os melhores jogadores de Fortnite em ação.

A seguir, você confere os objetivos, itens e tudo mais que envolve uma disputa de Fortnite. De quebra, você terá 5 dicas caso queira entrar no mundo deste popular esport.

O QUE É FORTNITE?

Fortnite é um game classificado como um battle royale, um gênero dos videogames que mistura estratégia, tiroteios e sobrevivência a todo custo. Cada batalha é disputada em uma grande arena na forma de uma ilha, composta por montanhas, florestas, cidades e terrenos congelados e desérticos.

MAPA DE JOGO

OBJETIVO

O objetivo máximo do game é sobreviver. Para isso, é preciso derrotar os outros 99 combatentes que entram na batalha com você. Seja pela troca de tiros ou a ação do Eye of the Storm, os participantes vão caindo até que sobre apenas um – ou time, no caso do modo cooperativo.

TRANSPORTE

Fortnite possui apenas um veículo e ele não faz parte do combate em si. Trata-se do Battle Bus, um ônibus azul que voa graças a uma balão de ar quente e que carrega os 100 combatentes. Uma vez sobre o mapa, os jogadores saltam de paraquedas nos pontos do mapa que acharem melhor para sua estratégia. O Battle Bus cruza o mapa e o jogador salta quando quiser.

PRIMEIRO PASSO: O “LOOT”

Uma vez em terra, começa a disputa. Como seu único item no início é uma picareta, os competidores correm para recolher armas melhores. O começo de cada batalha é chamado de “loot”, quando os jogadores caçam armas para seu arsenal. Todos correm para explorar cavernas e construções por itens que deixem seu arsenal mais poderoso.

ARMAS E ITENS

Fortnite possui diversos tipos de armas e itens. Na parte de armamento há pistolas, shotguns, rifles de precisão, metralhadoras e explosivos. Ao longo da batalha, os jogadores buscam armas cada vez mais melhores para derrotar seus inimigos. A distinção da qualidade é feita pela cor das armas (mostradas em seus nomes). Itens com nomes cinza são os mais comuns. Verdes, roxos ou dourados (nesta sequência) são armas mais poderosas, com funcionalidades e bônus extras.

Entre os itens, a principal é a Picareta. Além de sua arma básica, ela é usada para recolher material para construção (que você verá mais a frente). Há também armadilhas e itens de cura, como bandagens (que recuperam a energia vital) e as poção de escudo, que rendem uma armadura e dão uma camada a mais de proteção. Quando você ver um personagem bebendo um líquido azul, saiba que ele está melhorando sua proteção.

CONSTRUIR É PRECISO

O grande diferencial de Fornite para seus concorrentes e demais jogos de tiro é a possibilidade de construir obstáculos na forma de muros e escadas. Na batalha, além do arsenal, os jogadores constroem esses elementos para se proteger, ganhar tempo ou se mover pelo mapa.

Com a picareta em mãos, os jogadores atacam árvores e paredes de tijolos para recolher o material usado em suas construções. Uma vez em batalha, essas construções entram ação como um elemento estratégico de defesa. Com elas é possível se proteger ou alcançar lugares mais altos.

Quando você ver paredes e pisos surgindo do nada, saiba que algum personagem está construindo sem parar.

O CÍRCULO SE FECHA

O mapa de Fornite é vasto e cheio de lugares para se esconder. Imagine então todos em locais seguros, esperando que alguém desse o primeiro passo? As partidas seriam longas demais. Assim, Fortnite possui um elemento que apressa o combate e deixa todos apavorados: Eye of the Storm, ou a Tempestade.

Trata-se de um círculo no mapa designado como “área segura”. Quem estiver fora deste círculo, será castigado até que sua energia vital acabe. O jogo aponta automaticamente um ponto no mapa e todos devem ir para lá se quiserem continuar na disputa. O tempo para se chegar ao círculo é limitado e seu tamanho é cada vez menor.

GLOSSÁRIO DE TERMOS

Para não se perder entre os termos usados pelos locutores que transmitirão a Copa do Mundo de Fornite, confira os termos mais usados no game:

5 DICAS PARA COMEÇAR A JOGAR

Gostou de ver a galera jogar Fortnite? Aqui algumas dicas quando for a sua vez de pular do Battle Bus:

Fortnite é um jogo gratuito e possui versões para PC, Mac, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, iOS e Android.

COPA DO MUNDO

A Copa do Mundo será realizada em Nova York, EUA, entre os dias 26 e 28 de julho, com transmissão ao vivo dos canais ESPN. Confira a agenda:

Dia 1: 26/7, sexta-feira
Qual canal? ESPN
Que horas? 17h às 19h

Dia 2: 27/7, sábado
Qual canal? ESPN
Que horas? 13 às 17h

Dia 3: 28/7, domingo
Qual canal? ESPN Extra
Que horas? 12h30 às 17h

Os brasileiros classificados na categoria “solo” são Igor "DrakoNz" Fernandes, Kurtz, Leonardo "leleo" Dametto, Nicolas "Nicks" Polonio e Pedro "ImLasers". Já no modo de “duo", os representantes são Caio "wisheydp" e Gustavo "Gustavox8", além de Pedro "pfzin" Freitas e Nicolas "Nicks" Polonio.