<
>

Fique esperto, Fifa 20: Novas licenças sinalizam uma temporada forte de PES 2020

Estrelas de Manchester United, Bayern de Munique e Juventus recriados em PES 2020 Reprodução/Konami

Até o ano passado, Pro Evolution Soccer tinha uma grande arma contra Fifa, seu rival: a Champions League. No entanto, após 10 anos, a licença acabou parando nas mãos da EA Sports, tirando assim o último grande trunfo de PES em se tratando de grandes marcas.

O que poderia representar o declínio da franquia, já que foi um duro golpe não contar com a principal competição de clubes do mundo, a perda da Champions acabou fortalecendo uma estratégia interessante da Konami: as parcerias com grandes clubes.

É o seguinte: se PES não pode ter todos, ao menos se alia a alguns dos mais importantes clubes do globo. Tudo começou com o Barcelona, o clube catalão que recebeu tratamento especial em PES passados, incluindo a capa.

Na sequência, a Konami consegui os cinco clubes mais populares do Brasil. Agora, para eFootball PES 2020, a empresa japonesa mostra arrojo ao se aliar com os clubes mais importantes da Alemanha, Itália e Inglaterra. O que significa tudo isso? A sua maneira, PES está pavimentando uma temporada forte com eFootball PES 2020.

QUARTETO FANTÁSTICO

Os torcedores dos outros times podem chiar ou torcer o nariz, mas pergunte aos fãs do Manchester United, Bayern de Munique, Juventus e Barcelona se não se sentem orgulhosos de ver o tratamento dado por PES aos seus times. Fifa pode estar na dianteira entre simuladores de futebol (e muito se deve a estagnação de PES), mas para o torcedor, a maneira como seu time recebe “mimos” no game agrada.

Maior fidelidade com a recriação dos jogadores no processo de virtualização 3D. Migração de alta qualidade dos estádios para o game, com direito a detalhes como o corredor que leva ao gramado e fachada. Destaque na divulgação em publicidade ou em redes sociais. Grandes lendas da história dos clubes ressurgidas em toda sua glória em campo. Estes são alguns destes mimos dados aos parceiros de PES.

No game, isto significa chamar a atenção do jogador. É uma maneira de apelar ao amor dos torcedores por estes quatro clubes em especial. Quem não quer jogar com seu time, tratado de maneira especial no game, criando uma pontinha de inveja nos demais? Quem sabe até fazendo com que os fãs que ficaram de fora peçam às suas diretorias que façam um acordo de mesma natureza.

A estratégia da Konami é bastante válida, já que aliou a times de massa, de impacto midiático. Em uma tacada só, os clubes dos dois melhores jogadores da atualidade estão sob “suas asas”. A capa de PES 2020 terá Messi e Ronaldinho Gaúcho, mas poderia muito bem ter Cristiano Ronaldo lado a lado com o jogador argentino.

O caso do time da Juventus é ainda mais profundo, já que a exclusividade é da Konami. Assim, Fifa 20 terá uma “novidade” em seu campeonato italiano: no lugar da equipe de Turim, surge uma opção genérica chamada Piemonte Calcio. É uma pequena” vingança” pelos anos em que PES teve que contar com Man Red (Manchester United), MD White (Real Madrid) e tantos outros clubes sem a devida licença.

BRASIL NA VANGUARDA

Se há um lugar em que a Konami está avançada é no Brasil. Se estes acordos com grandes nomes europeus são pinçados entre os diversos times que compõe as ligas, aqui a empresa PES arrematou logo os cinco times mais populares: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco da Gama. Para o público daqui, que já possui um carinho especial pela franquia, o número de consumidores que terão seu time/elenco/estádio bem tratados por PES é um grande chamariz.

PRONTO PARA A BATALHA

As parcerias têm um grande impacto na disputa de PES pelo mercado de simuladores de futebol. No entanto, para que elas tenham êxito, o jogo tem que mostrar qualidade. O foco na Master League, por exemplo, é uma boa jogada, já que resgata o mais clássico dos modos do game.

A montanha a se escalar é bastante alta. Fifa, anualmente, figura como o jogo mais vendido, mas está longe de ser uma unanimidade. Problemas com jogabilidade e falhas no modo Ultimate Team são brechas que a Konami precisa explorar. Com maior atualização dos elencos e uma gama maior de licenças, de clubes ao menos, são elementos que podem fazer com que Pro Evolution Soccer volte a brilhar.

O simulador eFootball PES 2020 será lançado em 10 de setembro e terá versões para PlayStation 4, Xbox One e PC.