<
>

Flamengo recebe proposta milionária de time da NBA por equipe de esports

Flamengo pode alçar vôos maiores nos esports Riot Games

A Simplicity Esports, organização que tem como um dos fundadores Jed Kaplan, dono do Memphis Grizzlies, quer expandir sua atuação nos esports, e a mira da organização está em uma parceria com a equipe de esports do Flamengo, conforme apurou o ESPN Esports Brasil com fontes próximas ao negócio.

Segundo a apuração, o Flamengo estaria com os documentos em mãos para avaliar uma proposta de licenciamento de marca na qual o valor final chega próximo aos R$ 11 milhões. De acordo com o plano, o Flamengo seria a marca principal da Simplicity no ramo dos esportes eletrônicos, levando a camisa do Clube de Regatas para as mais diversas competições internacionais da categoria.

O contrato de licenciamento de imagem compreende o uso exclusivo da marca do Flamengo nos esports praticados pela Simplicity e seria um acordo inicial de cinco anos, que pode ser estendido por mais cinco caso as metas de receita sejam alcançadas.

O Flamengo receberia anualmente US$ 100 mil de garantia mínima ou 8% da receita bruta (ou seja, 8% de todo o faturamento que a Simplicity arrecadar com a marca do Clube). Esse valor seria mantido até o terceiro ano de contrato. Nos dois anos seguintes, o valor passaria para US$ 200 mil anuais. A proposta contempla ainda um bônus de renovação de contrato no valor de US$ 250 mil após o período de cinco anos e um aumento no valor arredado: US$ 300 mil até o 8º ano do acordo, finalizando com US$ 400 mil anuais até o fechamento de ciclo de 10 anos.

Os valores podem ser maiores, tendo em vista que a cláusula dos 8% são mantidas por toda duração do contrato. O valor mínimo que o Flamengo receberia caso aceite a proposta é de US$ 2,950 milhões, o que convertido para a moeda brasileira ficaria em torno de R$ 11 milhões. Veja a tabela abaixo que mostra a progressão dos valores recebidos pelo clube.

Caso o Flamengo aceite a proposta, seria a primeira vez que um clube de esports criado no Brasil teria sua marca espalhada pelo globo em um contrato de licenciamento de marca, expondo as cores e o escudo do rubro-negro para fora do território nacional. O Brasil entraria, assim, na mira de organizações internacionais que possuem interesse de investir no mercado nacional.

Procurados pela reportagem, nem o Flamengo, nem a Simplicity responderam às nossas tentativas de contato até a publicação da reportagem. A notícia será atualizada caso algumas das partes se manifeste.

Nos EUA, a Simplicity está buscando aumentar seus investimentos em diversas áreas do esport. Em abril deste ano, a companhia anunciou que iria construir uma arena de esports em Boca Raton, Florida. A empresa planeja começar a construção de mais 15 centros de esports até o fim de 2019 e chegar a 50 unidades em 2021.

No Brasil, o Flamengo Esports tem uma trajetória sólida com sua equipe de League of Legends. O time carioca foi criado em 2017 e participou da primeira etapa do Circuito Desafiante em 2018, ficando em segundo lugar e conquistando uma vaga para a segunda etapa do CBLoL do mesmo ano. Na "elite" do cenário brasileiro, chegou na grande final ainda em 2018 e na primeira etapa de 2019, mas bateu na trave em ambas as vezes. O clube conta com Felipe “brTT” em seu plantel, um dos jogadores com mais seguidores e fãs dos esports no Brasil.

POR QUE O FLAMENGO?

A Simplicity vinha buscando investir em equipes de fora dos Estados Unidos e procurou a Riot Games global para estudar mercados. A notícia chegou aos times brasileiros e muitos procuraram os responsáveis pela organização, porém poucos clubes brasileiros tiveram uma resposta tão enfática quanto o Flamengo.

A proposta para o Clube de Regatas surgiu após a visita de representantes da Simplicity a alguns clubes de esports no Brasil. Após diversas reuniões, a empresa norte-americana ficou balançada pelos números alcançados pelo Flamengo Esports tanto nas redes sociais, quanto na audiência das partidas do Flamengo durante o CBLoL.

A divisão de esports do Flamengo é tida como uma das principais do cenário brasileiro. Na estreia da segunda etapa do CBLoL 2019, no confronto entre Flamengo e paiN Gaming, foi estimado que cerca de 500 mil pessoas foram atingidas – um número expressivo para o início de um torneio.

Esses fatores foram suficientes para chamar atenção da Simplicity, que pretende utilizar as cores do Flamengo em todas as categorias que atua. No momento de publicação desta reportagem, a Simplicity conta com times de PUBG, Smite, Apex Legends, Gears of War e uma line de 6 jogadores de NHL.