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Estratégia da vitória: Tudo o que você precisa saber para jogar Teamfight Tactics

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Team Fight Tactics: Confira o gameplay do novo jogo da Riot Games. (8:22)

Rodrigo Guerra e Felix Felix mostram as principais regras, personagens e elementos do game (8:22)

Hora de estar no universo de League of Legends de uma maneira nova e diferente. Teamfight Tactics, da Riot Games, é um game ambientado no universo do MOBA que desafia os jogadores de uma forma diferente. Temos parte de Summoner's Rift, diversos de seus campeões e itens, mas a abordagem é diferente e nova.

Teamfight Tactics é um desafio tático por turnos, no qual montamos um exército e o colocamos no campo de batalhar para desafiar o poderio dos demais oponentes. O desafio é montar uma composição vencedora, que alie habilidades que combinem a uma estratégia de jogo para superar os adversários.

O ESPN Esports Brasil elaborou um guia para você entrar com tudo no universo de Teamfight Tactics. A partir de agora, você descobrirá as regras do game, saberá como derrubar os adversários, como atingir os inimigos, quais itens fundir em um artefato mais poderoso e quais combinações de heróis usar para conseguir vantagens valiosas.

OBJETIVO

Cada partida de Teamfight Tactics possui 8 jogadores, que se enfrentam todos eles, um de cada vez. O combate é formado por turnos.

COMBATES

Para vencer, você precisa colocar seu exército em campo. Uma vez que encontrem seus inimigos, os personagens lutam automaticamente no tabuleiro. Há dois tipos: ataque básicos e habilidades (ativas e passivas). Essas poderosas habilidades requerem mana para ser acionadas. Para encher a barra de mana, o campeão precisa usar seus ataques básicos contra os alvos inimigos.

MAPA

O mapa de TFT possui um formato de um tabuleiro quadrado similar ao de xadrez, mas no lugar de quadrados como em Auto Chess, os campeões ocupam hexágonos, criando formações diferentes. Ao colocar os campeões na batalha, eles lutam contra seus adversários automaticamente.

OURO

Moedas de ouro compõe a unidade monetária e é por elas que montamos nosso esquadrão. Cada jogador recebe 5 moedas a cada turno no início e essa quantidade varia ao longo da partida. O ouro tem três funções dentro do jogo:

• Comprar os campeões e colocá-los para batalhar: Ao montar seu time e escolher os campeões, você forma um deck. Esses cards ficam listados de maneira aleatória no canto inferior da tela e novos surgem a cada rodada para preencher os espaços dos cards já utilizados. A compra dos campeões é feita ao se pagar o custo de invocação exibido nos cards com as moedas de ouro;
• Atualizar a lista de opções de compra de personagens, para que surjam nomes diferentes;
• Comprar experiência, pois ao subir de nível, você consegue colocar mais campeões em seu grupo para batalhar.

CAMPEÕES

São 50 opções no lançamento de Teamfight Tactics (a Riot Games promete mais para o futuro), cada um com habilidades únicas. Não são exatamente cópias do League of Legends quanto a poderes, portanto fique esperto na descrição de suas habilidades.

Cada campeão possui um custo em ouro que vai de 1 a 5 e eles possuem diferentes níveis de classificação (do mais fraco para o mais forte): bronze, prata e ouro. Quando entram em jogo, são todos do tipo bronze. Para subir de nível você precisa ter três personagens do mesmo tipo e juntá-los em um. Três campeões de bronze formam um de prata e três de prata formam um poderoso campeão de ouro.

DANO AO JOGADOR

Como se busca a vitória? Ao final de cada turno é feita a contagem de dano para aquele jogador que perdeu todos os seus campeões. O dano será a soma de custo dos personagens que ficaram vivos do lado vencedor. Se três personagens que custam 3 moedas estão vivos no tabuleiro, o perdedor recebe 9 pontos de dano. A energia vital de cada jogador está localizada no canto direito da tela. Vence aquele que zerar a energia vital de todos os demais jogadores.

VENCENDO

De tempos em tempos durante a partida surge uma espécie de Carrossel, um artifício do jogo para equilibrar as ações e permitir viradas. Campeões aparecem em um círculo em movimento circular e devem ser escolhidos por todos os combatentes.

A ordem de escolha segue o esquema de draft, como visto em grandes ligas de esporte nos EUA: escolhe primeiro aquele que possui menos energia vital e por último aquele que possui mais, a fim de equilibrar as ações. Você deve escolher aquele que se encaixa melhor em sua composição e possa te ajudar na busca pela vitória.

ITENS

Os itens são elementos-chave em Teamfight Tactics para tornar os campeões mais poderosos. Eles são liberados no mapa e devem ser anexados aos personagens para que rendam melhorias. São oito tipos ao todo, que fornecem os seguintes bônus quando estão sozinhos: Arco Recurvo, Bastão Desnecessariamente Grande, Capa Negatron, Cinto do Gigante, Cota de Malha, Espada G. p. C., Espátula e Lágrima da Deusa. 


Além do bônus comum, os itens podem se tornar ainda mais poderosos quando fundidos com outros itens e anexados ao mesmo personagem. Cada personagem pode carregar três itens fundidos e itens que sofreram fusão não podem se juntar uma segunda vez.

Confira a seguir o efeito de cada item e o resultado ao ser fundido com outro:

Arco Recurvo: +15% em velocidade de ataque
+ Arco Recurvo: Canhão Fumegante (Ataques não podem ser esquivados e têm o dobro de ataques)
+ Bastão Desnecessariamente Grande: Lâmina da Fúria de Guinsoo (+3% de velocidade de ataque que se acumulam infinitamente)
+ Capa Negatron: Lâmina Amaldiçoada (Ataques possuem uma pequena chance de reduzir em 1 estrela do adversário)
+ Cinto do Gigante: Hidra Titânica (Ataques causam dano em área baseado em 10% na vida máxima do usuário)
+ Cota de Malha: Dançarina Fantasma (Usuário esquiva de todos os ataques críticos)
+ Espada G. p. C.: Lâmina do Divino (+5% de chance para conseguir 100% de acertos críticos)
+ Espátula: Espada do Rei Destruído (Altera o personagem para a classe Mestre das Lâminas)
+ Lágrima da Deusa: Faca de Statikk (A cada 3 acertos causa um ataque energizado que causa 100 de dano mágico que se espalha)

Bastão Desnecessariamente Grande: 20% em dano mágico
+ Arco Recurvo: Lâmina da Fúria de Guinsoo (Cura em 25% de todo dano causado)
+ Bastão Desnecessariamente Grande: Capuz da Morte de Rabadon (+50% de poder de habilidade)
+ Capa Negatron: Faísca Iônica (Ataques possuem pequena chance de reduzir em 1 estrela do adversário)
+ Cinto do Gigante: Morellonomicon (Feitiços causam dano de queimadura igual a 5% da vida máxima do inimigo)
+ Cota de Malha: Medalhão dos Solari de Ferro (+200 de escudo para aliados adjacentes no início do combate)
+ Espada G. p. C.: Pistola Laminar Hextec (Cura de 25% sobre dano causado)
+ Espátula: Yuumi (Converte o campeão na classe Feiticeiro)
+ Lágrima da Deusa: Eco de Luden (Magias causam dano espalhado)

Capa Negatron: +20 em resistência mágica
+ Arco Recurvo: Lâmina Amaldiçoada (Diminuição de shrink e remoção de 1 estrela do campeão)
+ Bastão Desnecessariamente Grande: Faísca Iônica (Ataques possuem pequena chance de reduzir em 1 estrela do adversário)
+ Capa Negatron: Garra de Dragão (83% de resistência mágica)
+ Cinto do Gigante: Zéfiro (No início da batalha, bane um campeão inimigo por 5 segundos)
+ Cota de Malha: Quebra-lâmina (Chances de desarmar ao atacar)
+ Espada G. p. C.: Sedenta por Sangue (+50% de roubo de vida)
+ Espátula: Furacão de Runaan (2 alvos adicionais por hit; ataques extras causam 50% do dano)
+ Lágrima da Deusa: Hush (Chance de silenciar o adversário)

Cinto do Gigante: +200 em energia vital máxima
+ Arco Recurvo: Hidra Titânica (Ataques causam dano em área baseado em 10% na vida máxima do usuário)
+ Bastão Desnecessariamente Grande: Morellonomicon (Feitiços causam dano de queimadura igual a 5% da vida máxima do inimigo)
+ Capa Negatron: Zéfiro (No início da batalha, bane um campeão inimigo por 5 segundos)
+ Cinto do Gigante: Armadura de Warmog (Regenera 3% de vida por segundo)
+ Cota de Malha: Buff Vermelho (Ataques causam queimadura de 2,5% da vida do adversário)
+ Espada G. p. C.: Arauto de Zeke (Aliados recebem +10% de velocidade de ataque)
+ Espátula: Malho Congelado (Converte o campeão na origem Glacial)
+ Lágrima da Deusa: Redenção (Ao ser abatido,cura 1000 de vida dos aliados)

Cota de Malha: +20 em armadura
+ Arco Recurvo: Dançarina Fantasma (Fuga de acertos críticos)
+ Bastão Desnecessariamente Grande: Medalhão dos Solari de Ferro (+200 de escudo para aliados no início do combate)
+ Capa Negatron: Quebra-lâmina (Chances de desarmar ao atacar)
+ Cinto do Gigante: Buff Vermelho (Ataques causam queimadura de 2,5% da vida do adversário e cessa cura recebida)
+ Cota de Malha: Armadura de Espinhos (Reflete 25% dos ataques recebidos)
+ Espada G. p. C.: Anjo Guardião (Ressuscita com 300 pontos de energia vital)
+ Espátula: Juramento do Cavaleiro (Converte o campeão na classe Cavaleiro)
+ Lágrima da Deusa: Coração Congelado (Adversários recebem 20% de redução na velocidade de ataque)

Espada G. p. C.: +20 em dano físico
+ Arco Recurvo: Lâmina do Divino (+5% de chance para conseguir um acerto crítico)
+ Bastão Desnecessariamente Grande: Pistola Laminar Hextec (Cura de 25% sobre dano causado)
+ Capa Negatron: Sedenta por Sangue (+35% de roubo de vida)
+ Cinto do Gigante: Heraldo de Zeke (Aliados recebem +12,5% de velocidade de ataque)
+ Cota de Malha: Anjo Guardião (Ressuscita com 300 pontos de energia vital)
+ Espada G. p. C.: Gume do Infinito (Acerto crítico melhorado em +100%)
+ Espátula: Lâmina Fantasma de Youmuu (Converte o campeão na classe Assassino)
+ Lágrima da Deusa: Lança de Shojin (Após conjurar uma habilidade, o usuário ganha 15% do seu mana máximo de mana por ataque)

Espátula: Sem efeito caso não esteja fundida com outro item
+ Arco Recurvo: Espada do Rei Destruído (Converte o campeão na classe Blademaster)
+ Bastão Desnecessariamente Grande: Yuumi (Converte o campeão na classe Sorcerer)
+ Capa Negatron: Furacão de Runaan (2 alvos por hit; ataques extras causam 50% do dano)
+ Cinto do Gigante: Malho Congelado (Converte o campeão na classe Glacial)
+ Cota de Malha: Juramento do Cavaleiro (Converte o campeão na classe Knight)
+ Espada G. p. C.: Lâmina Fantasma de Youmuu (O campeão também se tornna um Assassino)
+ Espátula: Força da Natureza (O campeão não é entra na contagem de limite de unidades em campo)
+ Lágrima da Deusa: Darkin (Converte o campeão na classe Demon)

Lágrima da Deusa: +20 em mana inicial
+ Arco Recurvo: Faca de Statikk (A cada 3 acertos causa um ataque energizado que causa 100 de dano mágico que se espalha)
+ Bastão Desnecessariamente Grande: Eco de Luden (Magias causam dano espalhado)
+ Capa Negatron: Hush (Chance de silenciar o adversário)
+ Cinto do Gigante: Redenção (Ao ser abatido, cura 1000 de vida nos aliados)
+ Cota de Malha: Coração Congelado (Adversários adjacentes recebem 20% de redução na velocidade de ataque)
+ Espada G. p. C.: Lança de Shojin (Após conjurar uma habilidade, o usuário ganha 15% do seu mana máximo de mana por ataque)
+ Espátula: Darkin (Converte o campeão na origem Demônio)
+ Lágrima da Deusa: Abraço de Seraph (Regenera 20 pontos de mana)

Espada G. p. C.: +20 em dano físico
+ Arco Recurvo: Lâmina do Divino (+5% de chance para conseguir 100% de acertos críticos)
+ Bastão Desnecessariamente Grande: Pistola Laminar Hextec (Cura de 25% sobre dano causado)
+ Capa Negatron: Sedenta por Sangue (+50% de roubo de vida)
+ Cinto do Gigante: Arauto de Zeke (Aliados recebem +10% de velocidade de ataque)
+ Cota de Malha: Anjo Guardião (Ressuscita com 300 pontos de energia vital)
+ Espada G. p. C.: Gume do Infinito (Golpes críticos causam +100% de dano)
+ Espátula: Lâmina Fantasma de Youmuu (Converte o campeão na classe Assassino)
+ Lágrima da Deusa: Lança de Shojin (Após o lançamento, o usuário ganha 15% do seu poder máximo de mana por ataque)

Espátula: Sem efeito caso não esteja fundida com outro item
+ Arco Recurvo: Espada do Rei Destruído (Converte o campeão na classe Mestre das Lâminas)
+ Bastão Desnecessariamente Grande: Yuumi (Converte o campeão na classe Feiticeiro)
+ Capa Negatron: Furacão de Runaan (2 alvos adicionais por hit; ataques extras causam 50% do dano)
+ Cinto do Gigante: Malho Congelado (Converte o campeão na origem Glacial)
+ Cota de Malha: Juramento do Cavaleiro (Converte o campeão na classe Cavaleiro)
+ Espada G. p. C.: Lâmina Fantasma de Youmuu (Converte o campeão na classe Assassino)
+ Espátula: Força da Natureza (Receba +1 para o tamanho da equipe)
+ Lágrima da Deusa: Darkin (Converte o campeão na origem Demônio)

Lágrima da Deusa: +20 em mana inicial
+ Arco Recurvo: Faca de Statikk (A cada 3 acertos causa um ataque energizado que causa 100 de dano mágico que se espalha)
+ Bastão Desnecessariamente Grande: Eco de Luden (Magias causam dano espalhado)
+ Capa Negatron: Hush (Chance de silenciar o adversário)
+ Cinto do Gigante: Redenção (Ao ser abatido, cura 1000 de vida dos aliados)
+ Cota de Malha: Coração Congelado (Adversários recebem 20% de redução na velocidade de ataque)
+ Espada G. p. C.: Lança de Shojin (Após conjurar uma habilidade, o usuário ganha 15% do seu mana máximo de mana por ataque)
+ Espátula: Darkin (Converte o campeão na origem Demônio)
+ Lágrima da Deusa: Abraço de Seraph (Recupera 20% de mana toda vez que um feitiço é lançado)

ORIGEM E CLASSE

Cada personagem de Teamfight Tactics possui duas características: Origem e Classe. Esses atributos são espécies de classificações que, quando unidas a outros personagens em batalhar, rendem bônus (semelhante à química entre cards do modo Ultimate Team de Fifa). A combinação não é obrigatória, mas ajuda em muito caso você seja capaz de acionar seus bônus.

Dependendo do número de campeões de mesma classe simultaneamente no tabuleiro, há bônus quanto a classe. A seguir, você confere as vantagens e o número necessário (em parênteses) para acionar esses bônus:

Lista de Classes

Assassino
Campeões: Akali, Evelynn, Katarina, Kha’Zix, Pyke, Rengar e Zed
Bônus: Ter Assassinos concede a eles mais Dano Crítico.
(3) +150 % de Dano Crítico, (6) + 350 % de Dano Crítico.

Mestre das Lâminas
Campeões: Aatrox, Draven, Fiora, Gangplank, Shen e Yasuo
Bônus: Ter vários Mestres das Lâminas concede 35% de chance para ataques múltiplos.
(3) Um ataque adicional, (6) dois ataques adicionais

Brawler
Campeões: Chogath, Darius, RekSai, Volibear e Warwick
Bônus: Ter múltiplos Lutadores concede a Vida adicional.
(3) +300 de vida, (6) +700 de vida

Elementalista
Campeões: Anivia, Brand e Kennen
Bônus: Ter Elementalistas ganham o dobro de mana por ataques.
(3) No início do round invoca um golem

Guardião
Campeões: Braum e Leona
Bônus: Ter Guardiões concede Armadura para eles e para aliados próximos.
(2) No início do round aliados adjacentes recebem +40 de armadura

Pistoleiro
Campeões: Gangplank, Graves, Lucian, Miss Fortune e Tristana
Bônus: Ter vários Pistoleiros rende a chance de atingir alvos adicionais.
(2) Ataca um campeão aleatório, (4) ataca todos os campeões no alcance.

Cavaleiro
Campeões: Blitzcrank, Garen, Kayle, Mordekaiser, Poppy e Sejuani
Bônus: Ter vários Cavaleiros rende bloqueio a dano de ataques recebidos.
(2) 20 de dano bloqueado, (4) 40 de dano bloqueado, (6) 80 de dano bloqueado.

Patrulheiro
Campeões: Ashe, Kindred, Varus e Vayne
Bônus: Ter vários Patrulheiros rende a chance de receber um surto de Velocidade de Ataque.
(2) 25% de chance de aumentar a velocidade de ataque, (4) 65% de chance de aumentar a velocidade de ataque.

Metamorfo
Campeões: Elise, Gnar, Nidalee, Shyvana e Swain
Bônus: Ter Metamorfos suficientes concede a Vida ao se transformarem.
(3) 100% de bônus

Feiticeiro
Campeões: Ahri, Aurelion Sol, Karthus, Kassadin, Lissandra, Lulu, Morgana e Veigar
Bônus: Ter vários Feiticeiros concede PdH à sua equipe.
(3) 35% de dano extra em feitiços, (6) 100% de dano extra em feitiços.

Da mesma forma que as Classes, os campeões possuem também uma característica chamada Origem. Quando sua equipe possui mais de um personagem de mesma Origem, os campeões recebem bônus. Confira:

Lista de Origens

Demônio
Campeões: Aatrox, Brand, Elise, Evelynn, Morgana e Varus
Bônus: Ter vários Demônios concede a chance de queimar a Mana do alvo, causando dano com base na quantidade de Mana queimada.
(2) 30% de chance em reduzir Mana, (4) 50% de chance em reduzir Mana (6) 70% de chance em reduzir Mana.

Dragão
Campeões: Aurelion Sol e Shyvana
Bônus: Ter os dois Dragões faz com fiquem imunes a dano de habilidade.

Exilado
Campeões: Yasuo
Bônus: Começam o combate com um escudo caso não haja outro Campeão próximo no início do combate.

Glacial
Campeões: Anivia, Ashe, Braum, Lissandra, Sejuani e Volibear
Bônus: Ter vários Glaciais concede aues uma chance de atordoar o alvo ao atacar.
(2) 20% de chance de imobilizar, (4) 30% de chance de imobilizar, (6) 45% de chance de imobilizar

Imperial
Campeões: Darius, Draven, Katarina e Swain
Bônus: Ter vários Imperiais concede o dobro de dano.
(2) Concede dobro de dano um Imperial aleatório (4) Todos Imperiais causam o dobro de dano.

Nobre
Campeões: Fiora, Garen, Kayle, Leona, Lucian e Vayne
Bônus: +35 de Vida e +100 Armadura para aliados
(3) Bônus para 1 aliado. (6) Bônus para todos aliados

Ninja
Campeões: Akali, Kennen, Shen e Zed
Bônus: Dano extra em ataques dos Ninjas. Composição precisa ter exatamente 1 ou 4 Ninjas para bônus serem ativos
(1) O Ninja ganha +40% de Dano de Ataque, (4) Ninjas ganham +40% de Dano de Ataque

Pirata
Campeões: Gangplank, Graves, Miss Fortune e Pyke
Bônus: Ter Piratas suficientes rende ouro adicional ao final de cada rodada.
(3) Ganhe até 4 de Gold adicional depois do combate contra outro jogador

Fantasma
Campeões: Karthus, Kindred e Mordekaiser
Bônus: Ter Fantasmas suficientes amaldiçoa um inimigo aleatório, reduzindo sua Vida inicial.
(2) Reduz a vida de um inimigo aleatório para 100 PVs.

Robô
Campeões: Blitzcrank
Bônus: Começam a batalha com mana cheio.

Vastinata
Campeões: Chogath, Kassadin, Kha'Zix e RekSai
Bônus: Ter Vastinatas suficientes faz com que sua equipe ignore parte da Armadura dos adversários.
(3) Todos os ataques ignoram 50% da armadura.

Selvagem
Campeões: Ahri, Gnar, Nidalee, Rengar e Warwick
Bônus: Ter vários Selvagens concede 7% de Velocidade de Ataque quando atacam; ter Selvagens suficientes concede7% de Velocidade de Ataque a toda equipe.
(2) Apenas para aliados Selvagens (4) Todos aliados recebem o bônus

Yordle
Campeões: Lulu, Poppy, Tristana e Veigar
Bônus: Ter vários Yordles concede esquiva e faz com que inimigos errem ataques
(3) 20% de chance de esquiva (6) 50% de chance de esquiva.

Teamfight Tactics será lançado no Brasil em 28 de junho, durante o patch 9.13 de League of Legends. A opção para disputa ranqueada (competitiva) somente estará disponível no patch 9.14.