<
>

A G2 enfrentará a Empire para manter sua coroa na grande final do Six Invitational

A G2 Esports era o time a ser batido no início do Six Invitational e provou sua força ao chegar na grande final do mundial de Rainbow Six em Montreal. Bruno Álvares/Ubisoft Brazil

Em uma cidade onde a bandeira da Europa balança livremente nos ventos frios do inverno, parece quase poético que as finais do campeonato mundial Rainbow Six Siege sejam disputadas entre duas equipes representando a região europeia.

"Montreal é praticamente a Finlândia", disse Joonas "jNSzki" Savolainen, da G2, um dos dez europeus que disputam a final do Mundial de domingo. "Há neve no chão. Às vezes é quente, e a neve é ​​mole e úmida. Parece minha casa".

Após uma semana de intensa competição, o campo de 16 times foi reduzido para as duas equipes finais. A G2 Esports não é estranha ao palco da final. Por mais de um ano, a mesma escalação dominou a cena Siege, levantando troféu após troféu com pouca resistência em seu rastro. Quatro dos cinco membros da atual equipe da G2 estiveram em Montreal no ano passado, quando venceram o campeonato mundial com a organização da PENTA Sports.

Mesmo em uma nova organização e com um novo jogador, Juhani "Kantoraketti" Toivonen, o reinado da equipe está prestes a se tornar uma dinastia legítima.

"A G2 é simplesmente o melhor time que já jogou", disse Parker "Interro" Mackay, um dos principais comentaristas do campeonato mundial. "Eles querem adicionar mais um ponto de exclamação a esse status, levando para casa seu segundo troféu e mantendo o título de campeã do mundo".

Toda vez que a G2 está por um fio e precisa se esforçar além do seu nível normal, a multidão se empolga. Quando uma das surpresas do torneio, a Spacestation Gaming, levou o primeiro mapa dos campeões mundiais nas quartas de final, o barulho da arena foi como se um time tivesse acabado de ganhar o torneio.

Apesar da G2 recuperar a compostura e vencer por 7-5 na Villa para avançar, o time imbatível não parecia mais tão imbatível.

Embora a forma on-line da G2 tenha sido menos que estelar ultimamente - a equipe ficou em quinto lugar na divisão europeia da Pro League a caminho do Six Invitational - era esperado que ela dominasse. E na semifinal contra outro time norte-americano, desta vez a Team Reciprocity (que por sua vez venceu a Evil Geniuses nas quartas), a G2 dominou.

Nunca houve um segundo de dúvida na qualificação da G2 para a grande final. A organização da Reciprocity, sediada no Canadá, nem sequer teve um segundo para sonhar em jogar a final mundial diante de seus torcedores locais.

"Não nos importamos com quem vamos enfrentar [na final]", disse jNSzki. "É bom ver claramente que a cena europeia é indiscutivelmente a melhor que existe agora."

Comparada a G2 Esports, a Team Empire está apenas começando a aprender sobre todo o seu potencial. Na última temporada da Pro League, a Empire estava nos minors antes de sair da competição mais fraca para entrar no torneio com a elite da Europa. Até agora, na nova temporada, a Team Empire vem pegando fogo online, obtendo seis vitórias em sete séries, com sua única não-vitória sendo um empate contra a G2 Esports.

Essas performances online, que às vezes não se traduzem sob o microscópio e o estresse de jogar presencialmente, continuaram em Montreal, quando a equipe liderou a fase de grupos antes de derrotar tanto a brasileira Liquid (2-1) quanto a japonesa Nora-Rengo (2-1) para chegar à grande final.

Depois de ter apenas um único defeito em seu histórico neste início 2019 - o empate para o G2 ainda permanece na mente dos jogadores -, a Empire tem a chance de compensar o fato. E, ao fazê-lo, conquistar a coroa e tornar-se a melhor equipe de Siege do mundo.

"É uma loucura", disse Danil "JoyStiCK" Gabov, da Team Empire, sobre chegar à final. "É realmente ótimo. Na Europa, você não tem tanto salário com organizações como na América do Norte, então você só consegue jogar Siege em tempo integral se vencer torneios como este. É uma loucura."

O que a Empire carece em experiência e sutileza, ela compensa com pura mecânica e agressão. Tanto nas quartas de final quanto na semifinal, a Empire ficou para trás perdendo os mapas iniciais de maneira relativamente fácil, mas depois virou a história duas vezes com um jogo bem coordenado para levar a série.

A Empire é uma equipe que pode não ser a mais flexível e pode, às vezes, recorrer a estratégias semelhantes. Mas, repetidas vezes, ela se recupera de um déficit e avança.

Toda vez que a Nora-Rengo estava prestes a voltar a dominar, JoyStiCK ou Dmitry "Scyther" Semenov combinavam algumas eliminações para impedir a virada. Ao fim da semifinal, a equipe japonesa, geralmente enérgica, estava em silêncio, com os olhos para baixo, com suas estratégias estilosas e pouco ortodoxas tendo sido negadas completamente pelos russos.

"Há uma quantia não comprovada, mas inspiradora, de potencial na Empire", disse Interro. "[Eles] estão tentando acabar com todas as dúvidas que as pessoas têm sobre eles serem realmente bom e se podem traduzir seu sucesso de online para [o palco]".

Quando as duas equipes subirem ao palco no domingo (17) para decidir tudo, o futuro do Siege ficará na balança. Ou a G2 Esports cimentará seu lugar entre as franquias de elite na história dos esports como uma das dinastias verdadeiramente grandes na história dos jogos competitivos, ou a Empire, os dínamos online, em busca de uma vida melhor com o dinheiro que vem do título de campeões mundiais, começará seu próprio legado.

"Todo mundo quer que a gente perca", disse jNSzki. "Por exemplo, [nas semifinais] nós chegamos ao palco e as pessoas nos vaiavam. É assim. Você não pode deixar isso te afetar. Estamos nessa posição muitas vezes."

Para a Empire conquistar o mundo, ela precisará derrubar o império da G2 Esports.

Os torcedores em Montreal e a eternidade da Rússia podem estar contra a G2 no domingo, mas, como jNSzki disse, o time já esteve na mesma situação antes. Em outras ocasiões, quando a multidão pediu que alguém derrubasse a G2, seus gritos foram ignorados. Neste domingo, a partir das 16h30, vamos ver se essas chamadas serão finalmente respondidas.